Governo autoriza instalação de Assistência Militar para o MPCE

12 de setembro de 2019 - 16:07 # # #

Ascom Casa Civil Texto
Carlos Gibaja Foto

O governador do Ceará em exercício, deputado estadual José Sarto (PDT), assinou na manhã desta quinta-feira (12) o termo que autoriza a instalação da Assistência Militar do Ministério Público do Ceará (MPCE). O órgão reunirá os policiais militares que já atuam na segurança da instituição e será vinculado ao Núcleo de Segurança Institucional e Inteligência (Nusit) do MPCE. A solenidade ocorreu na sede da Procuradoria Geral de Justiça e contou com a presença do procurador-geral do Estado, Plácido Rios.

Para José Sarto, a instalação da unidade militar no Ministério Público assegura a liberdade e dá segurança e tranquilidade aos promotores que vão para as várias comarcas no Interior, otimizando a atuação de combate ao crime e à corrupção. “Estamos aqui celebrando a pactuação de duas instituições que são muito caras ao povo brasileiro: a Polícia Militar e o Ministério Público. A criação da unidade militar é uma ação conseguida graças à vocação, dinamismo e determinação do procurador-geral, Plácido Rios”, destacou o governador em exercício, José Sarto.

O procurador Plácido Rios declarou sentir-se contemplado e grato pelo olhar sensível e compreensivo das autoridades presentes. “Todas essas ferramentas e estruturas, consolidadas nesta parceria, têm o único fim de melhor atender a população do nosso estado, na certeza de que, juntos, vamos vencer essa guerra, no sentido de dar uma vida mais pacífica, ordeira e harmoniosa dentro do possível. Temos uma missão social de lutar por um estado mais próspero, harmônico e ordeiro”, afirmou.

Na ocasião, o coronel da Polícia Militar Jano Emanuel Marinho foi empossado como 1° assistente militar do MPCE.

Os oficiais militares que exerceram funções no Nusit antes da criação da Assistência Militar foram homenageados pelos serviços prestados. São eles: tenente coronel bombeiro militar Ademar Feitosa Cruz, coronel da Polícia Militar George Stephenson Batista Benício e o major da Polícia Militar Naerton Gomes de Menezes.

“Eu, como cearense, gostaria de parabenizar a PM pelo belíssimo trabalho que vem sendo feito para o povo do Ceará. Sei que essa é uma luta diária, mas haveremos de vencer”, concluiu Sarto.

Também participaram da solenidade os secretários estaduais André Costa (SSPDS), Socorro França (SPS), o chefe da Casa Militar em exercício, coronel Fernando Rocha Albano, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Ávila, o delegado geral da Polícia Civil do Ceará, Marcus Rattacaso, dentre outras autoridades.