Porto Dragão segue com programação diversificada trazendo para a cena selecionados da chamada pública

17 de setembro de 2019 - 16:03 # # # #

Ascom da Secult

O Porto Dragão, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, segue com programação diversificada em setembro trazendo artistas, grupos e coletivos que foram selecionados recentemente por meio da Convocatória para Credenciamento de Projetos Artísticos 2019. Com atividades de reinauguração como Hub Criativo do Ceará – espaço de arte, cultura e inovação – e do lançamento de sua primeira chamada pública, no mês de agosto, este mês é momento de consolidação de uma grade de ações, da chegada de novidades, da valorização das linguagens, das diversas manifestações.

Destaque para essas semanas é a parceria com a Bienal Internacional de Dança do Ceará para a realização conjunta do projeto Trajetos EnCena 2019. Uma ação formativa, que está na sua quarta edição, articula o ensino de técnicas de iluminação, sonorização, figurino, cenotécnica e roadie e o processo criativo de um espetáculo cênico que agrega Dança, Música e Vídeo. As inscrições seguem abertas entre os dias 16 e 19 de setembro no site.

Uma programação em sua maioria gratuita ou a preços populares, pensada para todos os públicos, com atenção especial também para crianças e a experiência cênica, com ousadias e experimentações musicais, de corpo, sons, sensações, de valorização da cena autoral e criativa cearense. No mês de setembro, o Porto Dragão recebe, citando algumas ações: realização do Curso de Libras, apresentação do espetáculo S.A.L, Luh Lívia com Turnê Madre da Peste, Cabaré das Desgraças, Ação formativa PASSADIANTE – Imagens da Decolonização, música boa com Choro de Botequim – Orquestra Popular do Nordeste, teatro infantil com “Pra onde vão as meias quando elas desaparecem?”, com aulas de percussão, Oficina de formação: Música em cena – Criações Musicais para Teatro, lançamento do single de Rayane Fortes, espetáculo Playback: quem são os sujeitos dos discursos que cruzam nossas bocas?, exibição de MARLENE – dissecação do corpo do Espetáculo, FESTA XIRÊ e o cênico IRÔKO: A grande árvore.

Confira a programação completa no site da Secult.

Equipamento

Após um período experimental dialogando com a diversidade das linguagens artísticas desde 2018, o Porto Dragão, projeto da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar, iniciou, em agosto, os primeiros passos para a concretização da política da economia criativa no Estado. Para celebrar a ação, o Porto Dragão segue com suas atividades artísticas ao longo das semanas, apresentando, a cada novo mês, programação com selecionados da Convocatória para Credenciamento de Projetos Artísticos 2019.

Hub Criativo

Antenado com o Hub Aéreo e Tecnológico conquistado pelo Governo do Estado do Ceará, o Porto Dragão, equipamento da Secretaria da Cultura, segue em frente para a implementação de seu Hub Criativo. “O projeto visa à criação de uma base para a construção de um Hub Criativo, a partir de suas atividades de tutorias, consultorias, residências, atividades de incubação para desenvolvimento de projetos e novos modelos de negócios para o campo das artes e da cultura, além da oferta de atividades de formação e artísticas, como seminários, palestras, oficinas, shows, entre outros”, explica Ivan Ferraro, Gerente Executivo do Porto Dragão.