Segurança do paciente é tema de atividades nos hospitais nesta terça (17)

17 de setembro de 2019 - 09:04 # # # # #

Wescley Jorge - Ascom do HGCC

banner segurança do paciente

17 de setembro é Dia Mundial da Segurança do Paciente. Este ano, o tema da campanha da Organização Mundial da Saúde é “Segurança do Paciente: uma prioridade global de saúde”, com o slogan “Falemos todos pela Segurança do Paciente”. Para sensibilizar e conscientizar sobre os cuidados de saúde mais seguros para os pacientes, unidades da Secretaria da Saúde do Ceará realizarão nesta terça-feira, 17, diferentes atividades de engajamento.

O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), do Governo do Ceará, preparou uma programação voltada aos funcionários da unidade hospitalar. A iniciativa tem o intuito de ressaltar e discutir as metas de segurança do paciente nos processos hospitalares. A ação ocorrerá das 8 às 11 horas, reforçando a campanha do HGCC Adorno Zero, atividade de orientação permanente que estimula as seis metas internacionais de segurança estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A programação tem início com uma palestra na Sala de Videoconferência sobre a cultura de segurança e disseminação das metas em toda a unidade hospitalar. Durante toda a manhã, o Núcleo de Segurança do Paciente (NASP) realizará uma ação em todas as enfermarias sobre a conscientização da identificação do paciente, higienização das mãos e adorno zero. Todos os colaboradores do setor também usarão batas informativas com as metas de segurança do hospital.

Implantação de protocolos

Dois protocolos já foram implantados no HGCC e estão em fase de monitoramento: a identificação do paciente, em que são todos utilizam uma pulseira de informação e a cirurgia segura, com implantação do preenchimento de uma lista de checagem de informações.

Conforme explica o NASP, em relação à cirurgia, o acompanhamento do procedimento inicia na consulta do paciente, no ambulatório, passa pela admissão para o internamento hospitalar, procedimento até a alta. Para a identificação, são observados os elementos para garantir a correta identificação de todos os pacientes em todos os cuidados prestados.

O NASP do HGCC é formado por representantes de todas as categorias da saúde. Tem como atribuição realizar ações que promovam a segurança do paciente na instituição, além promover melhorias e difundir a cultura de segurança do paciente, como forma a prevenção para reduzir a incidência de eventos adversos durante o cuidado prestado.

Segurança do Paciente

A Campanha Adorno Zero acontece de forma permanente no hospital para estimular as seis metas de segurança do paciente, que são: identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre profissionais de Saúde; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; higienizar as mãos para evitar infecções e reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão. Todos os critérios seguidos pelo HGCC são estabelecidos pela OMS.

O objetivo dessas metas é promover melhorias específicas na segurança do paciente por meio de estratégias que abordam aspectos problemáticos na assistência a saúde, apresentando soluções baseadas em evidências para esses problemas.

Recentemente, o Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), por meio da Portaria 529, de 1º de abril de 2013, que também define diretrizes importantes sobre essas metas.

Programação

Dia Mundial de Segurança do Paciente no HGCC
Data: 17 de setembro, terça-feira
Horário: 8 às 11 horas
Local: Sala de Videoconferência do HGCC (Avenida Imperador, 545 – Centro

Hospital de Messejana (HM)

Dia 17 – Posse dos Membros do Comitê de Segurança do Paciente e palestra de apresentação do Plano de Segurança do Paciente.
Dia 18 – Mesa redonda: Impacto do projeto “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil” no HM. Palestras: “Como Engajar e Envolver os Profissionais nas Ações de Melhoria” e “Impacto da Colaborativa na Redução de Infecções na UTI Respiratória”. Relato de Experiência da Equipe Multiprofissional da UTI Respiratória.

Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA)

Dia 17 – O Núcleo de Segurança do Paciente do HMJMA fará uma peregrinação em todas as unidades de internação.

Hospital Geral de Fortaleza (HGF)

Dia 17 – Visita a todas as unidades do HGF com distribuição de material educativo sobre Segurança do Paciente. Sensibilização para o cumprimento das Metas de Segurança e a participação da Direção como estratégia de fortalecer a Política de Segurança.

Hospital Infantil Albert Sabin (Hias)

Dia 17 – Workshop Segurança do Paciente abordando sensibilização de forma lúdica para todos os profissionais do Hias sobre segurança do paciente, tais como: quiz da segurança; paródia; pescaria científica; rodas de conversa segura; jogos educativos da segurança; banner prevenção lesão de pele; blitz da identificação segura, aprendendo sobre a taxonomia de segurança do paciente e os eventos adversos, entre outros, além de quinze setores do hospital que apresentarão atividades nos seus referidos “stands.”

Hospital São José (HSJ)

Dia 17 – Reunião aberta a todos os colaboradores do hospital, para ampla divulgação da nova versão revisada do Protocolo de Identificação do Paciente. Palestra: “Segurança do paciente: uma prioridade global de saúde”. Vídeo sobre qualidade e segurança do paciente. Revisão do Protocolo de Identificação do Paciente.