Feira do Conhecimento sedia Bootcamp da NASA

18 de setembro de 2019 - 17:24 # # # #

Cynthia Cardoso Fontenele - Ascom Secitece

Maratona de programação da agência espacial terá início com Bootcamp realizado na FdC3

A NASA, a importante agência espacial norte-americana, estará presente na terceira edição da Feira do Conhecimento. A FdC3 sedia, no dia 18 de outubro, o Bootcamp de preparação para o Nasa Space Apps Challenge, o maior hackathon de programação colaborativa do planeta, onde equipes buscam criar soluções e tecnologias inovadoras para a agência, e terão seus projetos avaliados ao fim da competição.

O Bootcamp funciona como uma prévia do Hackathon, e tem a intenção de reunir os participantes em um momento de descontração, de troca de experiências, até mesmo facilitando a formação de novas equipes, que devem ter, no mínimo, 3 participantes: um hacker, um designer e um líder. Além disso, eles recebem uma introdução de alto nível, ministrada por convidados especiais, onde têm acesso a informações sobre ciência de dados, prototipagem, desenvolvimento, storytelling, e apresentação final do projeto (Pitch).

Hackathon Nasa Space Apps Challenge

O Hackathon ocorre na Unifor, iniciando no dia 19 de outubro, e finalizando no dia seguinte, 20/10, com o anúncio das equipes vencedoras em suas respectivas categorias. As equipes vencedoras se credenciarão para a “etapa de finalistas mundiais por categoria de desafio”, onde gestores da Nasa avaliarão todos os projetos escolhidos em hackathons feitos por todo o planeta. As equipes vencedoras nesse desafio final serão convidadas para visitar as instalações da agência e utilizar a sua infraestrutura para testar e pôr em prática os seus experimentos.

Em 2018, na maior edição do Nasa Space Apps já realizada até o momento, foram feitos mais de 200 eventos, com um público estimado em cerca de 18 mil participantes, contemplando 06 continentes, 75 países e 1375 projetos realizados.

A terceira edição da Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios acontecerá de 16 a 19 de outubro de 2019, no Centro de Eventos do Ceará (Pavilhão Leste). O evento é uma realização do Governo do Ceará/Secitece, Instituto Centec, Fiocruz, Aprece e Cosems, e tem o patrocínio do Sebrae, Etice, OSF Global, Zeiss e Supera, contando com o apoio da Ivia e Wissen Tech. Confira a programação e inscreva-se gratuitamente no site da Feira do Conhecimento.