Porto Iracema das Artes celebra aniversário de Paulo Freire com atividades gratuitas

18 de setembro de 2019 - 14:59 # #

Ascom Porto Iracema das Artes

Roda de conversa e oficina de serigrafia marcam encerramento do Programa Paulo Freire a Bombordo

Desde o mês de junho deste ano, o Porto Iracema das Artes vem promovendo uma série de ações em homenagem à vida e à obra da Educação Brasileira. Agora, o projeto Paulo Freire a Bombordo chega ao fim em uma tarde de partilhas sobre as experiências vividas durante os encontros em torno do pensamento do mestre, promovidos pelo Porto Iracema e outras instituições da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará que também estão sob gestão do Instituto Dragão do Mar. A celebração acontecerá na data em que Paulo Freire completaria 98 anos de idade, nesta quinta-feira (19), a partir das 14h, no auditório do Porto Iracema das Artes.

Uma roda de conversa reunirá as equipes pedagógicas e alguns alunos e alunas do Porto Iracema, do Centro Cultural Grande Bom Jardim (CCBJ) e da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho. As três integram a Rede de Escolas Criativas do Instituto Dragão do Mar, ao lado da Escola de Gastronomia Ivens Dias Branco, e participaram de forma articulada do projeto Paulo Freire a Bombordo.

 

paulo freire

Também serão exibidos trechos de entrevistas com Paulo Freire e o educador Yan Belém realizará uma prática de serigrafia, em que será reproduzida e distribuída ao público, gratuitamente, a imagem de Paulo Freire. Quem tiver interesse em ter estampada o rosto do educador em papéis e tecidos específicos, como lenços e blusas, deverá trazer o material.

Dois meses de ações
Ao longo dos últimos dois meses, no Âmbito do Paulo Freire a Bombordo, o CCBJ realizou o projeto Navegações Freirianas, que promoveu atividades formativas e culturais inspiradas pelas ideias de Freire em doze escolas estaduais do território do Grande Bom Jardim. Já a Escola Thomaz Pompeu Sobrinho realizou exposição de bordados confeccionados coletivamente por alunos da instituição, em diálogo com os ensinamentos do professor.

Sobre Yan Belém

Yan Belém é autor e educador na linguagem fotográfica. Tem formação técnica em Cenografia pela EtdUFPA e formação livre em fotografia através de oficinas e workshops que participou em diversos equipamentos culturais de referência no Pará e no Ceará. Atua em ações educativas desde 2012, com a difusão dos primórdios da fotografia em projetos de arte educação nas capitais e interiores do Brasil. Atualmente se dedica aos estudos e experimentações com técnicas de impressão do Séc XIX, produzindo conteúdos distribuídos pela marca Azul Nostalgia. Seu trabalho de fotografia documental está presente em diversas exposições e publicações coletivas no Brasil, França e Argentina.

Serviço

Porto Iracema das Artes celebra aniversário de Paulo Freire com atividades gratuitas
Data: 19 de setembro (quinta-feira)
Horário: A partir das 14h
Local: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, nº 160 – Praia de Iracema)
Gratuita