Secretário da SSPDS apresenta práticas exitosas da segurança pública cearense na Argentina

18 de setembro de 2019 - 17:07 # # # #

Ascom SSPDS

O Ceará foi o único Estado brasileiro a palestrar sobre tecnologia aplicada à segurança pública, durante o evento “Tecnologia e Innovación para la Seguridad Urbana”, que ocorre até esta quinta-feira (19), em Buenos Aires, na Argentina. O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, foi um dos convidados para participar de um painel, que foi acompanhado por representantes de diversos governos da América Latina.

A apresentação, que teve como tema: “Tecnologia para Prevenção e Controle do Crime Urbano”, ocorreu nessa terça-feira (17). Também participaram do mesmo painel: o especialista em centro integrados de emergência e ex-diretor do ECU 911 do Equador, Andrés Sandoval; a subsecretária de Mobilidade Sustentável e Segura da cidade de Buenos Aires, Paula Bisiau; e da executiva do Departamento de Análise Técnica e de Avaliação de Infraestrutura do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Angie Palacios.

“O CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) já havia conhecido os projetos desenvolvidos no Ceará e, como evento é na área de tecnologia e inovação, eles me convidaram para fazer uma apresentação e mostrar o que o nosso Estado tem feito. Apresentei os projetos, que despertaram a atenção e curiosidade do público, que era composto por policiais, gestores e prefeitos de cidades de vários países, como Argentina, Colômbia, Equador, México, Peru e Uruguai”, revelou André Costa.

A Segurança Pública do Ceará, hoje, é vista como referência para os demais estados da Federação, em razão dos investimentos feitos pelo Governo do Estado das novas estratégias construídas a partir do envolvimento de instituições parceiras e de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC). O resultado vem por meio da queda nos índices criminais. Em agosto último, o Estado chegou ao seu 17° mês seguido de redução nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no Ceará; e Fortaleza, ao seu 18°. Já nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), o mês passado se consolidou como o 27° mês de queda no Estado.

Os caminhos percorridos até o progresso da redução desses números foram a base da apresentação do secretário cearense. “Foi uma troca de experiências muito enriquecedora. Todos se interessaram e analisarão a possibilidade de avançarem em suas estratégias e utilizarem ferramentas como essas que o Ceará vem desenvolvendo”, destaca Costa.
Visitas e mais de troca de experiências

Também nessa terça-feira, André Costa conheceu um centro de monitoramento que funciona na Capital argentina. “Percebemos um forte investimento também em câmeras, mas a gente percebe que ainda falta o avanço na parte da inteligência artificial para monitorar essas imagens”, disse. O gestor também destacou que durante a experiência na Argentina foi possível entender o envolvimento dos municípios na melhoria do segurança pública dos países. “Foi bom para despertar alguns temas nesse trato entre Estado e municípios no tocante à segurança pública. E é importante porque a CAF, como Banco de Desenvolvimento da América Latina, consegue acompanhar essas experiências e financiá-las, além de repassar essas boas práticas para todos”, disse.