Festival Internacional de Gastronomia Orgânica reúne ações do Governo do Ceará

24 de setembro de 2019 - 14:50 # # # #

Wialren Ribeiro - Ascom Gabinete Primeira-Dama

Na abertura do evento, a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, apresentará o Programa Mais Nutrição, que oferece alimentos para entidades cearenses

Para maior visibilidade ao turismo gastronômico cearense, será realizado entre os dias 25 e 28 de setembro o Ceará Organic Food Festival – Festival Internacional de Gastronomia Orgânica. Com palestras, cursos e workshops, o evento visa a alimentação saudável e produção sustentável realizada no Estado. Na mesa de abertura, marcada para essa quarta-feira (25), no Hotel Praia Centro, em Fortaleza, a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, apresenta o Programa Mais Nutrição, que oferece alimentos para entidades cearenses; além dos secretários de Desenvolvimento Agrário (SDA), De Assis Diniz; do Meio Ambiente (Sema), Arthur Bruno; de Proteção Social (SPS), Socorro França; e da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda.

Integrando chefs, restaurantes, agricultores familiares, universidades, indústrias e artesãos, o festival se propõe a incentivar a agricultura familiar, resgatar hábitos naturais de alimentação e apresentar novos estilos de vida que valorizam a terra. “Dentro desse contexto, é importante ressaltar todo o trabalho realizado na gestão do governador Camilo Santana, com foco na produção orgânica, no incentivo a nossa riqueza gastronômica e ao resgate cultural da nossa arte. O Governo do Ceará atua no fortalecimento de ações relacionadas às questões da agricultura familiar e ao desenvolvimento, por isso se envolve em eventos dessa natureza”, destaca Onélia Santana.

As atrações incluem palestras de Bel Coelho, do canal TLC, com o tema “Gastronomia como Ato Político”; de Maxime Michaud, sobre o “Consumo de Alimentos da Agricultura Orgânica na França”; Regina Tchelly, do projeto Favela Orgânica; e uma aula-show de Malin Söderström com o mote “Mar e Cultura Alimentar”; entre outros, para chamar atenção acerca da utilização de alimentos orgânicos no dia a dia e conscientização do público interessado sobre alternativas alimentares.

Mais Nutrição

Estruturado em cima do combate ao desperdício de alimentos, enfrentamento à fome e alimentação saudável, a iniciativa, que proporciona a distribuição de frutas, legumes e verduras para entidades cearenses, estará presente durante os dias de feira, com o objetivo de orientar a população acerca do uso consciente dos alimentos e no auxilio do aproveitamento. Atualmente, cerca de 10 mil crianças de 60 instituições dos municípios de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú receberam mais de 78 toneladas de alimentos, por meio da doação dos permissionários da Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE).

Central de Artesanato do Ceará (CeArt)

O equipamento da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), que valoriza o artesanato cearense preservando a cultura, o talento, a tradição e a arte popular de cada região do Estado, participa do evento com a decoração de espaços e venda de produtos, agregando o setor à pauta da sustentabilidade. Nos quatro dias de mostra, artesãos cearenses que produzem peças em madeira e crochê estarão presentes tendo a oportunidade de ampliar os horizontes de seus trabalhos.

Projeto São José

Ação do Governo do Ceará, por meio da Secretária de Desenvolvimento Agrário (SDA), que tem o objetivo de promover estratégias visando o desenvolvimento das famílias que vivem no campo, também será apresentada no evento. Somente entre 2012 e 2019, 267 projetos produtivos foram implantados no Estado pelo projeto. Desses, 63 são em apicultura, 53 em ovinocaprinocultura, 38 em bovinocultura leiteira, 27 de fruticultura, 26 de cajucultura e 23 em mandiocultura, além de outras iniciativas. A próxima etapa do projeto prevê o investimento de cerca de R$ 568 milhões em sistemas de abastecimento d´água, fortalecimento institucional e inclusão produtiva.

Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB)

O centro deformação, gerido pelo Instituto Dragão do Mar, órgão da Secretaria da Cultura do Estado, oferece cursos básicos e profissionalizantes em cozinha, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e projetos, através dos Laboratórios de Criação. No evento, a instituição promoverá debates, palestras e degustações de produtos regionais realizados pelos alunos, além das discussões que serão realizadas com os profissionais durante a programação do festival.

Sobre o evento

O Ceará Organic Food é uma realização da Fundação Cepema, da Rede EcoCeará, da COOPERBIO Ceará, do Observatório Cearense da Cultura Alimentar, Associação dos Chefs do Ceará (ACC) e Novo Conceito; além do apoio do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), da Embaixada da Suécia no Brasil, da Assembleia Legislativa do Ceará e Prefeitura de Fortaleza, entre outros parceiros. Os ingressos para o festival podem ser comprados pela internet.

Serviço:

Abertura do Ceará Organic Food Festival
Data: quarta-feira (25)
Hora: 8h30
Local: Hotel Praia Centro (Fábrica de Negócios)
Endereço: Av. Monsenhor Tabosa, nº 740, Praia de Iracema