Inscrições para Medalha e Prêmio do Mérito Funcional 2019 encerram nesta quarta-feira (24)

24 de setembro de 2019 - 11:19 # # # #

Ascom EGPCE

 

A Medalha e o Prêmio serão concedidos às iniciativas que entregaram resultados para a população e contribuíram para o aprimoramento da Gestão Pública.

Termina nesta quarta-feira (25/09) o prazo para servidores/empregados públicos inscreverem iniciativas inovadoras para concorrerem à Medalha e ao Prêmio do Mérito Funcional 2019. As premiações são concedidas pelo Governo do Estado do Ceará com o objetivo de reconhecer e valorizar o servidor/empregado público estadual que desenvolveu uma ação inovadora a fim de melhorar a qualidade da prestação dos serviços ao cidadão.

Além de entregarem resultados para a população e contribuírem para o aprimoramento da Gestão Pública, as ações também precisam seguir os seguintes critérios: Inovação; Eficiência no Uso dos Recursos Públicos; Efetividade dos Resultados; Aprendizado Organizacional; Responsabilidade Social; Relevância da Ação; Possibilidade de Multiplicação e Satisfação dos Cidadãos e Sociedade.

Para solicitar a inscrição, os interessados devem procurar o representante do Grupo Técnico de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas (GTDEP), de sua setorial. Consulte aqui a lista de representantes do GTDEP/RH.

Saiba mais sobre a inscrição aqui

Conheça ações inovadoras que já foram agraciadas

Quando iniciou o projeto de desenvolvimento do aplicativo móvel para monitorar os serviços de campo da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará, o gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação da Cagece, Mirko Antônio Nunes Morais, não imaginou que esse novo desafio receberia tantos prêmios, entre eles a Medalha e o Prêmio do Mérito Funcional 2016.

Com o aplicativo OS Mobile, criado por Mirko e a equipe da GETIC/Cagece, o atendimento das ocorrências de água e esgoto solicitado pelo cidadão foi automatizado. Essa inovação possibilitou que a rota das equipes de campo passassem a ser acompanhadas em tempo real por meio de GPS e que fosse dispensado o uso de papéis para as ordens de serviço. Além de gerar mais transparência, agilidade e produtividade – o crescimento dos serviços executados com a implantação do OS Mobile foi de 31,8% –, a iniciativa também trouxe para a Companhia uma cultura que prioriza a redução no consumo de papel. Estima-se que o uso do aplicativo resultou numa economia, de aproximadamente, 4 milhões de folhas de papel.

Para Mirko, o OS Mobile não só transformou a cultura da organização, mas deu um novo sentido a sua carreira profissional. “Ele [o aplicativo] foi tão importante para mim, porque me mudou como profissional. Eu entrei na Companhia como programador e recebi esse projeto para desenvolver. Com 5 meses de desenvolvimento eu já era supervisor. Depois de 1 ano eu me tornei coordenador e com 2 anos de projeto assumi a gerência. Por isso eu tenho um carinho muito grande pelo aplicativo. Foi ele que me fez descobrir que eu realmente queria ser um gestor de projetos e de pessoas”, lembrou.

Atualmente, o aplicativo é utilizado pelas 600 equipes de manutenção das redes de água, esgoto e comercial que atuam nos 152 municípios atendidos pela Cagece.

Tributo como função social

Outra iniciativa que também foi reconhecida, em 2016, pelo Governo do Ceará como uma ação inovadora, foi o Selo Fiscal de Controle. Implementado pela supervisora do Núcleo de Couros, Calçados e Bebidas da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Maria Cristina de Moura, o Selo foi pensado para garantir a procedência da água mineral e da adicionada de sais que são envasadas e vendidas em garrafões de 20 litros.

Para Maria Cristina, que ingressou no serviço público com o propósito de contribuir com a sociedade, o reconhecimento da importância do Selo valoriza o trabalho de todas as pessoas que se dedicaram para fazer acontecer. “A ideia do Selo surgiu diante da necessidade de dar mais transparência sobre a procedência da água consumida pelos cearenses, além de evitar fraudes e concorrência desleal no mercado de águas envasadas. Um projeto que só foi bem executado por conta do trabalho em parceria com o Núcleo de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde (Sesa) e da dedicação de todos os envolvidos”, afirmou.

A servidora formou e liderou uma equipe multidisciplinar, que contou com profissionais da Saúde, da Tecnologia da Informação, do Direito e de outras áreas. Um trabalho coletivo que engajou e integrou servidores e colaboradores de diferentes setoriais. “Até desenvolver e instalar o SISAGUA, sistema que viabiliza os processos de solicitação, de autorização e de emissão dos Selos, nós discutimos e ajustamos muito. Mas foi empolgante ver que as pessoas estavam trabalhando em algo que acreditavam, desenvolvendo um projeto que sairia da estrutura física da organização e causaria impacto na sociedade cearense”, lembrou.

Em 2018, cerca de 103 milhões de Selos foram emitidos pela Sefaz e o Núcleo de Vigilância Sanitária da Sesa. Isso significa que mais de 103 milhões de garrafões de 20 litros com água mineral e água adicionada de sais foram vendidos, em 2018, com a garantia da qualidade da água.

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