Fortaleza sediará escritório regional das Nações Unidas para Agricultura

26 de setembro de 2019 - 15:16 # # # # #

André Gurjão - Ascom da SDA - Texto
Carlos Gibaja - Fotos 

A Food and Agriculture Organization (FAO), órgão das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, implantará o escritório regional da região Nordeste em Fortaleza (CE). O acordo, entre o governador Camilo Santana e o representante do órgão no Brasil, Rafael Zavala, foi selado em audiência no Palácio da Abolição. O secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, participou do encontro e garantiu ainda outras conquistas para o Governo do Ceará.

O escritório será instalado ainda neste ano e colaborará no intercâmbio de conhecimentos e na gestão de políticas públicas. “O órgão, que tem uma importância muito grande no combate à fome e à pobreza, deverá implantar um escritório aqui em Fortaleza – o único da Região Nordeste”, comemorou o governador Camilo Santana por rede social. Piauí e Pernambuco disputavam o escritório regional e a expertise cearense no apoio e estímulo à agricultura familiar colaborou para decisão.

Para o secretário, o Governo do Ceará dá um passo importante que fortalece e amplia os laços de cooperação internacional com o Estado. “A FAO escolheu o Ceará pelas condições (oferecidas) e pelo Ceará ter conquistado este lugar de destaque”, argumentou. Na oportunidade, a primeira-dama Onélia Santana apresentou ao órgão internacional o programa Mais Nutrição, que já distribuiu cerca de 80 toneladas de alimentos para 60 entidades, melhorando a vida de 10 mil crianças.

“Ganha o Governo do Ceará e o governador Camilo Santana faz um gol de placa para celebrar as conquistas e o desenvolvimento para o nosso Estado”, definiu De Assis Diniz.

Software

Ainda na audiência, o assegurou aos técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e, em última instância, aos agricultores cearenses, pescadores artesanais e aquicultores, outra importante conquista na área de gestão de projetos. A FAO disponibilizará o software Rural Investment, como primeira medida efetiva de colaboração entre o órgão internacional e Estado.

“Esperamos, a partir daí, obtermos ainda melhores resultados na gestão das nossas políticas públicas: do Hora de Plantar à implantação de projetos produtivos através dos projetos São José e Paulo Freire”, comentou o secretário.

Também participaram da audiência: a vice-governadora Izolda Cela; e o secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista. Além destes, o presidente da Ceasa/CE, Maximiliano Quintino; o secretário executivo de Recursos Hídricos, Dedé Teixeira; e o bolsista da Funcap, pelo programa Cientista Chefe, Felipe Matias.

 

Ouça

A FAO assegurou aos técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), aos agricultores cearenses, pescadores artesanais e aquicultores, uma importante ferramenta para gerir projetos. Presente à reunião, o secretário da SDA, Francisco de Assis Diniz comenta o resultado.

O secretário De Assis Diniz, da SDA, comenta a importância do projeto para a agricultura familiar e para atender as famílias que mais precisam.