Seinfra inicia construção de mais passarelas sobre a linha do VLT Parangaba-Mucuripe

26 de setembro de 2019 - 16:53 # # #

Camila Rocha - Ascom Seinfra

O Secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes, assinou ordem de serviço para a construção de mais quatro passarelas sobre os trilhos do VLT Parangaba-Mucuripe. As estruturas serão erguidas nos seguintes pontos: nas proximidades da rua Paulo Firmeza (São João do Tauape); na altura da rua Eduardo Garcia (Papicu); ao lado do túnel da Av. Alberto Sá (Papicu); e na Av. Vicente de Castro (Abolição), próximo à Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (Mucuripe).

A construção dos novos equipamentos atende a demandas das comunidades situadas às margens do VLT. “No projeto original, tínhamos previstas três passarelas, ao longo da linha, mas no decorrer da obra, identificamos a necessidade de garantir a travessia em outros pontos não contemplados. Então, conversando sempre com a comunidade, ajustamos o projeto e decidimos incluir esses quatro equipamentos, para dar mais comodidade e segurança a essas pessoas que moram próximo da linha e precisam atravessar de um lado para outro, para ter acesso a serviços de saúde, educação e transporte, por exemplo”, explica o Secretário.

A previsão é que as passarelas da rua Paulo Firmeza, no bairro São João do Tauape, e da rua Eduardo Garcia, no Papicu, sejam entregues até o final do ano. Já as outras duas, ao lado do túnel da Av. Alberto Sá (Papicu) e próximo à Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (Mucuripe), devem ser concluídas no primeiro semestre de 2020 (a passarela da Av. Alberto Sá prevê um elevador, para utilização de pessoas com dificuldades de locomoção).

Além dos novos equipamentos, o projeto do VLT conta com outras três passarelas, ao longo da linha. Duas delas, ao lado das estações Pontes Vieira e Papicu, estão prontas, e a terceira, ao lado da estação Mucuripe, está em fase de conclusão. Nos outros pontos do VLT, a travessia de pedestres é garantida por dentro das estações e nas diversas passagens de nível existentes ao longo do trecho.

Além das referidas acima, uma outra passarela está em fase de conclusão, facilitando a travessia do Riacho São João do Tauape, na ligação à Comunidade Maravilha, nas proximidades da BR-116.

Mais serviços

A ordem de serviço assinada contempla ainda serviços de colocação de gradil na faixa de domínio da ferrovia; além da proteção de calçadas no túnel da Av. Borges de Melo. O valor do contrato é de R$ 8,5 milhões.que o maior ganho que o Ruan tem na escola é a inclusão social”, considera Luciano.