SOP participa do maior evento de tecnologia pública do País

26 de setembro de 2019 - 15:48 # # # #

Jóslen Barros Herbster - Ascom  da SOP

evento de tecnologia pública

Representantes da Superintendência buscam aprimorar conhecimentos para adoção do modelo BIM

A Superintendência de Obras Públicas (SOP) está presente na 47ª edição do Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública (Secop), que teve início nessa quarta-feira (25) em Brasília. A pasta é representada pelo diretor de Planejamento e Gestão, Arnoudo Alves, e pelo gerente de TIC, Márcio Roberto. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Entidades de Tecnologia da Comunicação e Informação (Abep) e que tem como tema “O Brasil construindo o Estado Digital”.

O Secop é considerado o principal fórum do setor no Brasil. Durante três dias, cerca de 700 pessoas devem participar do encontro. Estão sendo realizadas palestras, painéis e mesas-redondas para discutir temas relevantes do setor de informática pública, tendo como público-alvo os profissionais e gestores públicos e privados de TIC, pesquisadores das áreas de Desenvolvimento, Tecnologia, Informática e Sistemas de Informações.

“Viemos em busca de mais informações sobre o BIM (Building Information Modeling), metologia que permite criar simulações digitais, manejando coordenadamente toda a informação de um projeto de arquitetura”, destaca Arnoudo Alves.

O diretor detalha que o CAD permite o desenho em dois ou três dimensões, sem distinguir seus elementos. Já o BIM incorpora a quarta e a quinta dimensões. Isso contempla tempo e custos, permitindo gerenciar a informação de forma inteligente ao longo do ciclo de vida de um projeto, automatizando processos de programação, projeto conceitual, detalhes, análises, documentação, fabricação, logística de construção, operação e manutenção, renovação e/ou demolição.

Com foco no estudo e na troca de conhecimentos e soluções para a transformação digital nos governos estaduais e distrital, a SOP tem cumprido papel significativo para o desenvolvimento de estratégias que favoreçam o aprimoramento da estrutura governamental em torno de uma cultura hábil e que esteja, de fato, alinhada às necessidades da população.