Mercado das Flores: workshops gratuitos já capacitaram mais de mil pessoas

1 de outubro de 2019 - 09:16 # # # #

Ana Beatriz Sugette - Ascom da Adece

Inaugurado no início de 2019 por meio de um projeto elaborado pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), o Mercado das Flores de Fortaleza vem transformando a cultura local do consumo de flores e plantas ornamentais. Além de incentivar a produção e o comércio, o equipamento se destaca pela realização de atividades e eventos focados em atrair consumidores, dentre elas, as oficinas. Em oito meses de funcionamento, aproximadamente 30 workshops foram realizados. As aulas, sempre agendadas para os fins de semana, já capacitaram cerca de mil pessoas.

Com temas diversificados, as aulas são voltadas para turmas de todas as idades e vão desde o manejo simples às dicas mais aprofundadas. Cuidados com plantas em ambiente interno; Enxertos em rosas do deserto; Dicas sobre transplante de plantas; Arranjos florais; Tiara de flores naturais; Terrários abertos; Horta urbana; Plantas que energizam sua casa; Jardinagem para crianças; e Que adubo utilizar foram alguns dos assuntos já abordados.

“O Mercado das Flores foi idealizado por produtores de plantas ornamentais do Estado do Ceará. Percebíamos que existia uma deficiência muito grande de entendimento dos clientes sobre o produto que estavam comprando. Sempre ouvíamos histórias sobre plantas que não sobreviviam. Neste cenário, nossa missão é, além de vender, dar um ensinamento às pessoas sobre aquela planta. Estamos trabalhando nas pessoas a cultura e o entendimento de como é o ciclo da vida da planta. Então, a ideia é não somente vender o produto, mas passar para frente o conhecimento”, relata o presidente da Associação de Produtores de Flores e Plantas Ornamentais (Floresce) Davi Gondim.

Após participar de seis oficinas como aluna com o objetivo de agregar conhecimentos para a profissão, a consultora paisagista Rafaella Ribeiro agora divide o aprendizado também ensinando outros alunos. “Sou formada em Design de Interiores com atuação em paisagismo. No Mercado das Flores fui me capacitando e despertando interesse de fazer outros cursos no ramo da jardinagem. Depois fui chamada para ensinar nas oficinas. Atualmente, as pessoas estão bem interessadas em trazer plantas para dentro de casa. No entanto, elas sabem cultivar fora e não dentro”, explica.

Novos eventos

Tendo em vista a necessidade de atrair clientes e implantar uma cultura de consumo de flores nos cearenses, a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), por meio de uma reivindicação da Câmara Temática de Flores, vai apoiar a realização de eventos no local.

“Estudamos a melhor forma para viabilizar esse apoio ao setor. Sendo assim, solicitamos aos produtores do Mercado um projeto constando um calendário de prováveis eventos a serem realizados no local. Em seguida, avaliaremos o projeto e uma licitação será feita para possibilitar a realização desses eventos e atrair novos consumidores para o Mercado das Flores de Fortaleza”, anuncia o presidente da Adece, Eduardo Neves.

Incentivo aos produtores

O Mercado das Flores foi inaugurado em janeiro deste ano com projeto financiado pela Adece e execução com aporte de R$ 1,7 milhão oriundo do Tesouro Estadual e R$ 425 mil de contrapartida da Prefeitura de Fortaleza.

De acordo com Davi Gondim, o equipamento foi idealizado também como um novo caminho de escoamento do mercado de flores interno. “É uma forma dos produtores locais venderem no atacado e no varejo ao mesmo tempo. O resultado está sendo cada vez mais satisfatório”, comemora.

Serviço:

Mercado de Flores de Fortaleza
Funcionamento: Terça a sábado, das 9h às 17h
Domingo, das 8h às 12h
Endereço: Av. Pontes Vieira, 417, Praça Joaquim Távora
Informações sobre oficinas e cursos: @mercadodaflor