Mês das Crianças na Cultura vem repleto de brincadeiras, shows, peças teatrais e muito mais

1 de outubro de 2019 - 10:45 # # # #

Ascom Secult

Toda criança é curiosa, gosta da diversidade, de testar novas possibilidades, de criar a partir das experiências que lhes são oferecidas. Pensando nisso, durante o mês das crianças, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e seus equipamentos trarão uma programação repleta de brincadeiras, espetáculos teatrais, contações de histórias, mostra de cinema infantil, shows de artistas locais com sons, movimentos e, claro, experimentações que possibilitem um outubro de muitas alegrias para toda a família.

As atrações podem ser conferidas em Fortaleza; no Crato, na Vila da Música; em Quixadá, na Casa de Saberes; e em mais de dez equipamentos da Secult localizados na grande Fortaleza. Com atividades gratuitas ou a preços populares, as crianças terão a oportunidade de protagonizar experiências culturais nos palcos de alguns dos equipamentos, assistir filmes que fizeram e fazem parte do imaginário infantil, participar de oficinas para bebês e de origamis, conferir espetáculos do festival internacional de teatro infantil (TIC) com show do grupo paulista Barbatuques, e peças teatrais sobre as diversas temáticas que envolvem a cultura cearense e brasileira na infância, além de ocupar praças com brincadeiras populares.

Estas ações são resultado das políticas públicas criadas e implantadas no Ceará, a partir do Governo Camilo Santana, onde a infância tem ganhado prioridade nas realizações de forma intersetorial, através do programa Mais Infância e do Plano de Cultura Infância é lei no Ceará .

Plano de Cultura Infância é lei no Ceará

No âmbito da política cultural e, mais uma vez, na vanguarda das políticas públicas para infância no país, o governador Camilo Santana sancionou a A Lei Nº 122/2017 que institui o Plano de Cultura Infância do Ceará, o primeiro a ser criado no Brasil. Este Plano é resultado de uma construção social e coletiva com a sociedade civil que tomou a iniciativa de propor para a Secult a formulação e implementação do Plano de Cultura Infância. A instância cearense do Fórum Nacional Cultura Infância – composto por diversas instituições sociais – tem uma atuação muito forte no Ceará e seu papel foi fundante para que o Estado fosse o primeiro a ter uma lei própria de política cultural voltada para a infância no Brasil.

O Plano de Cultura Infância do Ceará é uma ferramenta de planejamento estratégico, de duração decenal, que define os rumos da política cultural, organiza, regula e norteia a execução da Política Estadual de Cultura Infância, assim como estabelece estratégias, metas, prazos e recursos necessários à sua implementação. O Plano conta com quatro eixos temáticos: cidadania e diversidade cultural, patrimônio cultural, linguagens artísticas e educação e cultura.