Profissionais da saúde são capacitados ao atendimento da mulher em situação de violência

7 de outubro de 2019 - 16:29 # # # #

Filipe Dutra - Ascom HGF

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública do Governo do Ceará, recebeu no último sábado (5), oficina de atenção às mulheres, adolescentes e crianças em situação de violência sexual. A iniciativa promovida pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio do Núcleo de Atenção Especializada (Nuesp), da Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde (Copas) visa habilitar o HGF como Serviço de Referência Estadual para Atenção Integral às Mulheres: adolescentes, crianças em situação de violência sexual.

Ao longo do dia, foram realizadas palestras e mesas-redondas sobre aspectos psicossociais, fluxos de atendimento e outras atenções que envolve o atendimento de mulheres em situação de violência sexual. Cerca de 50 profissionais da unidade hospitalar participaram da capacitação.

A enfermeira da Emergência Obstétrica do HGF, Lilian Souza, compreende a importância da capacitação para acolher da melhor forma o atendimento de mulheres em situação de violência. “É preciso ter sensibilidade e ver essas mulheres de uma forma mais humana. Todos os profissionais precisam saber como abordá-las para dar o apoio necessário para eles”, explica Lilian.

“Quando a mulher ingressar para atendimento, o serviço deve estar preparado e alinhado para os procedimentos a serem adotados, sendo corresponsável pelo atendimento integral e a garantia de sua continuidade. Além de contemplar as demandas em suas diversidades, baseados em procedimentos técnicos, na humanização e no acolhimento dessa mulher em situação de violência”, afirmou a assessora técnica da Copas/Sesa.

A coordenadora do Programa Superando Barreiras da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac), Débora Fernandes Britto, foi uma das palestrantes da oficina. Ela conta que a ação fortalece a construção da referência nesse tipo de atendimento. “É fundamental que a gente entenda e compreenda a violência contra às mulheres como uma questão de saúde pública. Essa capacitação foi voltada para sensibilizar os profissionais e humanizar o atendimento”, relata a médica.

Números

Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2019, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a cada quatro horas uma mulher é estuprada no Brasil. O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) registrou no Ceará 13.560 notificações por violência interpessoal e autoprovocada no sexo feminino, de 2017 a 16 de setembro de 2019.