Artesanato cearense participa do 13º Salão do Artesanato de São Paulo

10 de outubro de 2019 - 15:50 # # #

Ascom CeArt Texto
Ariel Gomes Fotos

Artesanato cearense

Com peças de dez tipologias reconhecidas, o artesanato legítimo do Ceará marca presença no 13º Salão do Artesanato de São Paulo até o dia 13 de outubro. Com produções de 21 estados e do Distrito Federal, o evento acontece no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera. A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), conta com um estande com 2.068 peças de 149 artesãos do Estado.

A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, que participou da abertura da feira na última quarta-feira (9), destacou a importância de participar de eventos artesanais. “O Ceará está sempre presente nas principais feiras estaduais e nacionais desse segmento. Seja no Brasil ou fora dele, precisamos mostrar para as pessoas a riqueza do nosso belo artesanato. Com esse incentivo, beneficiamos milhares de artesãos que vivem dessa arte e aproveitam para fechar negócio diretamente com o cliente”, salientou.

Areia colorida; argila; ceras, massas, gesso e parafina; couro; fibras vegetais; fios e tecidos; madeira; materiais sintéticos; papel e sementes, cascas e raízes são as tipologias presentes no estande, que conta com a presença de três artesãos trabalhando com labirinto, renda de bilro e xilogravura ao vivo. “Levar o artesanato certificado cearense para eventos de grande porte como o Salão do Artesanato de São Paulo é abrir portas para os nossos artesãos e aumentar as possibilidades de inclusão social através do trabalho”, destaca a titular da SPS, Socorro França.

As atividades do Salão acontecem de 11h às 21h de quarta a domingo e a entrada é gratuita.