Mães participam de oficina em alusão ao Dia das Crianças

10 de outubro de 2019 - 17:29 # # #

Wescley Jorge - Ascom HGCC Texto
Thiago Freitas Fotos

Mães participam de oficina em alusão ao Dia das Crianças

Na terapia ocupacional, as mães do Acolhimento Materno tiveram a oportunidade de confeccionar presentes para os filhos.

Para as mães com bebês internados no Centro de Neonatologia do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), do Governo do Ceará, o tempo de espera de recuperação virou uma oportunidade para explorar talentos e lidar com os sentimentos. É o que propõem as oficinas semanais, promovidas pela Terapia Ocupacional, realizadas às quintas-feiras, no serviço de Acolhimento Materno da unidade.

Na semana do Dia das Crianças, mães do setor tiveram a oportunidade customizar potes para presentear, utilizando fitas e tecidos com temas infantis. Em meio ao clima de descontração, as mulheres puderam expressar as emoções, serem assistidas de forma lúdica, alegre e interativa.

Menos de um dia após saber que o filho fará uma cirurgia, Maria Geane dos Santos, estava calma junto às amigas. Ela confeccionava com muita concentração um presente para o filho. Animada, conta que as atividades ajudam a lidar com o internamento do seu bebê, que saiu da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) há duas semanas e agora está na Unidade de Cuidado Intermediário Convencional (UCINCo). “Eu me sinto muito bem aqui. Sou grata à equipe, que é maravilhosa. Eu me sinto acolhida de verdade. É um ambiente confortável”, declara Geane dos Santos.

Mãe de um bebê prematuro extremo, que nasceu de 27 semanas, ela destaca sua crescente recuperação. “Fico muito mais calma vendo a evolução dele”, conta. Essa segurança também é possível graças ao trabalho da terapia ocupacional no Acolhimento Materno, onde as mães vem diariamente para participar do cuidado dos filhos, inclusive fazer a ordenha do leite ou amamentá-los diretamente no peito. As oficinas semanais têm o objetivo terapêutico e de socialização, fatores importantes e que contribuem para o fortalecimento do vínculo entre eles.

A terapeuta ocupacional Cláudia Hermerita, responsável pela oficina, e a enfermeira Ana Maria de Sousa Ribeiro, ressaltam que as atividades manuais são de grande impacto na vida das mães. “As oficinas favorecem o bem-estar mental, a sociabilidade, a diminuição do estresse do tempo de internação dos filhos, aumenta a produção de leite e possibilita novos vínculos entre as mães”, destaca a terapeuta. A terapia ocupacional ainda fortalece o compromisso social e ambiental do hospital durante a confecção dos potes, que também utiliza material reciclado.