PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Semace manterá limpeza das praias

10 de outubro de 2019 - 17:11 # # # #

Alberto Perdigão - Ascom Semace

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) manterá as ações de limpeza das praias atingidas pelo óleo derramado em alto mar. A decisão foi anunciada, nesta quinta-feira (10), durante reunião do grupo de trabalho montado no âmbito do Governo do Ceará para ajudar o Ibama a enfrentar os efeitos causados pelo derramamento. O encontro ocorreu horas depois da participação da Semace no mutirão de limpeza das pedras da praia da Sabiaguaba, em Fortaleza.

Outras operações do tipo serão programadas pelo Ibama. A Semace cederá pessoal e ficará responsável pelo acondicionamento e destinação do óleo recolhido. Uma das dificuldades do calendário é horário reduzido de maré baixa, durante o dia, quando é possível ver as pedras impregnadas de óleo.

“Enquanto houver traços de óleo nas praias de Fortaleza, a Semace, junto com outros órgãos, fará operações para a limpeza das praias”, afirmou o diretor de Controle e Proteção Ambiental da autarquia, Lincoln Davi. A limpeza das praias fora de Fortaleza serão programadas, sempre que a Semace for informada por moradores ou visitantes sobre a presença do produto.

O telefone para informar sobre a ocorrência de óleo na praia ou no mar é o 0800.2752233. Outra opção é usar aplicativo da Semace, disponível para baixar aqui. Os canais também recebem informações sobre a localização de animais oleados, encontrados vivos ou mortos.

Alerta

De acordo com o diretor, a Semace seguirá em alerta, mesmo não tendo sido avistado óleo no mar, durante o sobrevoo do litoral realizado, nesta quarta-feira (9), pela autarquia. “Pelo nosso monitoramento, por via área, a tendência é de que a mancha de óleo não chegue ao nosso litoral”, tranquilizou. “Mas, se chegar, nós estamos preparados para dar apoio à população, como é ordem do Governo do Estado do Ceará”, completou.

 

 

Ouça

O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, preside o grupo de trabalho e destaca o trabalho permanente de monitoramento do litoral cearense. A ação de limpeza das praias vai ser planejada a cada semana.

O diretor de Controle e Proteção Ambiental da Semace, Lincoln Davi, destaca as ações de limpezas de praia já realizadas pela Semace.