CFO recebe jogos da temporada 2019/2020 do NBB a partir de segunda-feira (14)

11 de outubro de 2019 - 11:39 # # # #

Ascom Sejuv

Único representante do Ceará na Elite do Basquete Brasileiro, o Basquete Cearense vai para sua 9ª participação no campeonato

A temporada 2019/2020 do Novo Basquete Brasil (NBB) retorna a partir deste sábado (12) para a sua 12º edição. O torneio é o principal campeonato da modalidade no Brasil, reunindo as 16 melhores equipes do país que se enfrentam na disputa pelo título nacional. O Basquete Cearense faz o seu primeiro jogo da temporada na próxima segunda-feira (14) contra o Basquete Rio Claro, no Centro de Formação Olímpica (CFO), em Fortaleza.

O Carcará encerrou sua participação na Edição 2018/2019 do campeonato nas quartas de final, quando perdeu para a equipe de Mogi das Cruzes. Antes disso, o time cearense surpreendeu ao derrotar o até então campeão do NBB, Paulistano, nas oitavas de final. Quem também deu um show na competição foi a torcida, com os cearenses lotando o Centro de Formação Olímpica com 9.234 torcedores, recorde de público da temporada.

Único representante do Ceará na Elite do Basquete Brasileiro, a equipe comandada pelo técnico Daniel Russo vai para sua 9ª participação no campeonato. O time conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará para buscar bons resultados na competição.

O NBB é administrado pela Liga Nacional de Basquete (LDB) e recebe a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

Regulamento do NBB:

O campeonato acontece em duas etapas: a temporada regular, em que todas as equipes se enfrentam duas vezes, em jogos de ida e volta; e os playoffs, onde os quatro primeiros colocados da etapa regular avançam automaticamente, enquanto os times posicionados em 5º e 12º disputam outras quatro vagas para essa, que é a fase final da competição.

Como funcionam os Playoffs:

Na primeira fase dos playoffs, em confrontos de cinco jogos, a equipe que ficou em 5º na temporada regular enfrenta o 12º, enquanto o 6º encara o 11º, e assim por diante.

Na fase seguinte, as quatro equipes que se classificaram na primeira fase dos playoffs enfrentam aquelas que haviam encerrado a temporada regular nas quatro primeiras colocações.

A partir desse momento dá-se inicio as quartas de final. Os cruzamentos para saber quais times irão se enfrentar nessa etapa são definidos de acordo com as posições da temporada regular.

Os playoffs do NBB seguem até a final, que decidirá o campeão nacional.