Domingo (13) tem Viva o Parque para as crianças

11 de outubro de 2019 - 16:38 # # #

Tarcilia Rego - Ascom Sema

Na APA do Estuário Rio Ceará – Rio Maranguapinho vai ter atração circense com pipoca, algodão-doce e distribuição de lanche com biscoito, fruta e chocolate. No Cocó, muita gente já reservou espaços para piqueniques

Na manhã do próximo domingo (13), o projeto Viva o Parque estará mais colorido ainda. Com uma diversificada programação e bem pertinho da natureza, acontece mais uma edição em quatro unidades de conservação (UCs) estaduais: na Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) do Sítio Curió, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Ceará-Maranguapinho, nos Parques estaduais, Botânico – em Caucaia – e Cocó.

“Só que neste final de semana, quando comemoramos o Dia da Criança, a diversão estará toda voltada para os baixinhos”, disse Artur Bruno, titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Além da massoterapia, tai chi chuã, yôga, biodança, zumba, aeróbica, dança de salão, slackline, trilhas e oficinas, o projeto vai festejar a data com uma série de atividades e atrações gratuitas para a criançada e toda a família.

Piqueniques

Segundo o gestor do Parque Estadual do Cocó, Paulo Lira, os educadores ambientais da unidade de conservação (UC) programaram oficinas, práticas esportivas e atividades nos parquinhos, para receber as crianças. De acordo com ele, “muita gente, também já reservou espaços nas áreas verdes para a realização de piqueniques em família e eventos especiais”. Lira cita também o passeio de barco pelo rio como uma “excelente opção para a família”.

No Cocó, os visitantes podem desfrutar um belo e agradável passeio de barco pelo rio que corta a unidade de conservação (UC). Funciona normalmente de terça a domingo (às quartas os passeios são destinados às escolas públicas gratuitamente) e os horários variam de acordo com a tábua de marés. O agendamento deve ser feito por meio do telefone: (85)3234-3574. O projeto Viva o Parque funciona há dois anos e meio nesta UC e conta também com o arvorismo para quem curte práticas esportivas mais radicais. São dez estações de eco aventura e funcionam aos sábados também (de 8h às 17h).

Pipoca e algodão-doce

Na APA do Estuário Rio Ceará – Rio Maranguapinho não vai ser diferente. O educador ambiental, Sérgio Mota, da SEMA, informa que a programação especial para os baixinhos acontece junto às atividades que já acontecem todos os domingos. “Será um dia de festa”, disse. “Vai ter dupla circense com ‘As Peripécias del Sudakon’ e a oficina de construção de brinquedos e instrumentos musicais com Marcos Melo”, relata. Mas não termina aí, além das tradicionais brincadeiras valendo brinquedos, vai ter distribuição de pipoca, algodão-doce e distribuição de lanche com biscoito, fruta e um chocolate ou suco.

No Parque Botânico, em Caucaia, além da escalada fixa, o pula-pula, as atividades de pinturas de rostos e muitas brincadeiras, a criançada poderá participar da Tenda Literária. “Teremos mais uma edição do clube da leitura Monteiro Lobato, com o Livro Plantando Sonhos, Colhendo Histórias”, informa o gestor, George Feijão. Outra boa pedida é levar a criançada para “curtir” o tradicional pedalinho do lago e o parquinho infantil. Tem também as trilhas guiadas, o orquidário, o meliponário e o Museu do Meio Ambiente. “Nestes espaços, as crianças vivenciam a educação ambiental de forma lúdica”, encerra.

No Sítio Curió, na Lagoa Redonda, em Fortaleza, o Viva o Parque manterá a programação normal, sem alterações. O projeto Viva o Parque, coordenado pela SEMA, é uma boa e saudável alternativa, desenvolvida pelo Governo do Estado, para oferecer à população cearense a oportunidade de reaproximar-se da natureza por meio de atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação, em áreas verdes públicas.

Serviço:

Projeto Viva o Parque – no Parque Estadual do Cocó

Data: Todos os domingos
Horário: de 7h às 12h

Projeto Viva o Parque – no Parque Estadual Botânico

Data: Todos os domingos
Horário: de 9h às 12h

Projeto Viva o Parque na APA do Estuário do Rio Ceará-Maranguapinho (Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, próximo EEEP Darcy Ribeiro, Fortaleza-CE)
Data: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h

Projeto Viva o Parque na Arie do Sítio Curió (Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, Fortaleza-CE)

Data: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h