Mancha de óleo prossegue sem avançar no Ceará

16 de outubro de 2019 - 14:35 # # # #

Demétrio Andrade - Ascom da Sema

reunião para discutir mancha de óleo no Ceará

Na terceira reunião do Grupo de Trabalho de combate à mancha de óleo no Ceará, nesta terça-feira, 15/10, às 14h, no auditório da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), a informação é que não há indícios de novas manchas de óleo no litoral do Estado. Porém, o trabalho de monitoramento da Agência Nacional de Petróleo, Ibama e Marinha, com inspeção de navios, sobrevoo e outras ações de fiscalização, continua. A Marinha informa que publicará, sempre ao fim do dia, nota com os dados levantados. O GT congrega Casa Civil, Sema, Semace, Seuma, Ibama, Setur, Detran, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Labomar, Nutec, IFCE, Marinha e as ONGs Acquasis e Instituto Verde Luz. A próxima reunião do GT está marcada para a próxima terça-feira (22/10), 14h, na SEMA.

A Semace informou que o monitoramento terrestre encontrou o litoral Oeste limpo, mas algumas praias do litoral Leste – como Prainha, Caponga, Aracati e Quixaba ainda apresentam ocorrências. A Sema – que está fazendo vistorias diárias com os gestores de Unidades de Conservação – identificou presença de óleo na praia, algas e animais entre Paracuru e Paraipaba. A Semace deve realizar novo sobrevoo até sexta-feira.

As ações de limpeza das praias estão reunindo SEMA, Ibama, Semace, BPMA, Labomar e Marinha, além de colaboradores dos municípios. Praias prioritárias para ação de limpeza são: Sabiaguaba – que receberá equipes quinta e sexta-feira –, e Quixaba (sexta). Outras que devem receber ações de limpeza são Capim-Açu, Paracuru, Paraipaba, Prainha, Caponga, Aracati, Canoa Quebrada e Beberibe (Praia das Fontes e Morro Branco). O Equipamento de Proteção Individual está sendo fornecido pela Petrobras e pela Seuma.

A ONG Instituto Verdeluz registrou 26 tartarugas mortas registradas desde 1º de setembro, destas sete em decorrência do acidente com óleo. Há preocupação em relação ao período de desova de tartarugas, que está se aproximando, principalmente na Sabiaguaba e Praia do Futuro. A ONG Aquasis está com uma tartaruga em processo de estabilização e não recebeu novas notificações de animais vivos oleados.