Alunos do Cepid atuam nos bastidores e na passarela do 4° Ceará Moda Acessível

21 de outubro de 2019 - 15:05 # # # # #

Camille Soares - Ascom da SPS

Alunos do Cepid atuam no 4° Ceará Moda Acessível

As criações serão apresentadas no dia 22 de outubro, dentro da programação do Ceará Summer Fashion, no Maraponga Mart Moda

Maria Salete conta que foi no Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid), equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, que recuperou a alegria e a vontade de viver. “Eu achava que não conseguiria fazer mais nada, que minhas possibilidades se encerravam ali, junto com o acidente. No Cepid eu entendi que posso sim seguir em frente e sempre aprender coisas novas. Participar do Ceará Moda Acessível vai ser um divisor de águas, pois é quando vou colocar em prática tudo que estou aprendendo no curso, além de empoderar outras pessoas com deficiência para que saibam que podemos fazer tudo que quisermos”, afirma Salete, que já foi aluna do curso de informática e agora está concluindo o curso de maquiagem no Cepid.

O 4º Concurso Ceará Moda Acessível é palco para o talento de Salete e de tantas outras pessoas que compõem as turmas dos cursos de Maquiagem, Cabeleireiro, Fotografia e Modelo/Manequim e participarão do desfile de roupas pensadas a partir dos conceitos de acessibilidade e inclusão. Ao todo, 43 alunos atuarão no evento nesta terça-feira (22), às 10h, parte da programação do Ceará Summer Fashion, tradicional evento do Maraponga Mart Moda. Na passarela, criações de estudantes de instituições de nível técnico e de ensino superior, além de profissionais já formados na área de moda.

“A importância desse evento é, principalmente, fortalecer a autoestima das pessoas com deficiência, para que se vejam inseridas em um evento como o Ceará Summer Fashion que está no calendário oficial de moda de Fortaleza. Poderíamos fazer o desfile no próprio Cepid ou em um clube, mas fazemos questão de levar nossos alunos para dentro de um grande evento, praticando o que aprendem nas aulas. Isso será uma prova de fogo para eles”, explica a coordenadora do Cepid, Regina Tahim. Ela também destaca que o concurso, já em sua quarta edição, levou ex-alunos a se firmarem no mercado de trabalho. “São fotógrafos, modelos, maquiadores atuando na área, o que nos mostra que uma gama muito grande de profissionalização, de fato, aconteceu depois do concurso”, ressalta a coordenadora.

“Lançamos um desafio que parece simples mas pode ser bem complexo: pensar no outro. Estes estudantes e profissionais estão pensando a moda priorizando o conceito da acessibilidade, usando a criatividade para efetivamente impactar de modo positivo a vida de pessoas com deficiência ou com alguma dificuldade de acessibilidade. O Ceará Moda Acessível é fantástico pois acolhe também nossos alunos do Cepid e os torna parte desse espetáculo a que assistiremos no Maraponga Mart Moda”, reforça a secretária Socorro França, titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Moda e Acessibilidade

Stefany Lima vai registrar o 4° Ceará Moda Acessível e já conta, empolgada, sobre a expectativa para fotografar os colegas. “Estou aprendendo muito no curso de fotografia e sei que essa é a oportunidade pela qual tanto esperei. Essa área tem muito a ver com o olhar para o outro e ver além da superfície, por isso me identifiquei. Estou ansiosa e espero conseguir colocar em prática pelo menos um pouco de tudo que estou conhecendo no Cepid”, ressalta a aluna.

Sob coordenação da SPS, o Cepid qualificou profissionalmente, no primeiro semestre deste ano, 245 pessoas e inseriu 154 em várias empresas do Ceará. A unidade oferece estrutura completa para formação profissional de jovens e adultos e promove a socialização de pessoas com deficiência. Além disso, o Cepid também é equipado com academia de baixo impacto, piscina e quadra poliesportiva acessível para natação, basquete, futsal e tênis de mesa.

Mais informações

O Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid) está localizada na Av. Senador Robert Kennedy, 128, Barra do Ceará.
Contato: 3101.2723 / 3101.2654

Serviço

4º Ceará Moda Acessível
Quando: 22 de outubro (terça-feira), às 10 horas
Onde: Maraponga Mart Moda (Lounge Lino Vilaventura) – Rua Francisco Glicério, 290, Maraponga