CEE aborda exemplo de Sobral em educação de qualidade para pesquisadores brasileiros e estrangeiros

21 de outubro de 2019 - 12:48 # # #

Fernando Brito - Ascom CEE

A trajetória exitosa do município de Sobral nos indicadores da educação atraiu a atenção de educadores e pesquisadores da área de todo o País e será enfocada pela presidente do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE), professora Ada Pimentel, durante a I Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências (Conabe). O evento será realizado no período de 22 a 25 deste mês, em Brasília-DF, numa iniciativa da Secretaria Nacional de Alfabetização do Ministério da Educação (MEC).

A palestra da titular do CEE sobre a evolução da educação em Sobral será realizada nesta terça-feira (22), primeiro dia da Conabe. O convite à professora Ada Pimentel se deve à sua atuação à frente da Secretaria de Educação do município no período de 1997-2000, quando o processo foi iniciado. As ações implementadas em Sobral constituíram sementes para a educação pública que hoje é referência nacional e internacional.

Em sua fala aos participantes da conferência, a presidente do CEE fará um relato sobre a experiência educacional de Sobral a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) n° 9394/96. A professora enfocará como Sobral começou sua trajetória de êxito, implementando políticas que fazem do município, hoje, uma das 100 localidades do País com melhores indicadores em educação.

Destacará, ainda, as ações desenvolvidas (administrativas, pedagógicas e financeiras) e os desafios superados, numa experiência inspirada nas ideias do educador colombiano Bernardo Toro acerca da transformação da educação e dos códigos da modernidade. Sobral é considerada um fenômeno em educação.

O município de Sobral recebeu, pela primeira vez, as notas mais altas do País – 9,1 (1ª a 5ª série) e 7,2 (6ª a 9ª série) – nas duas etapas do ensino fundamental, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017, divulgado no fim de 2018 pelo Instituto Nacional de Pesquisas educacionais (Inep), órgão ligado ao MEC. Estão em Sobral cinco dos 10 melhores colégios públicos do Brasil nesse nível de ensino.

A Conferência

A Conabe é uma iniciativa proveniente da Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída em abril deste ano pela Presidência da República. No evento de caráter científico, pesquisadores brasileiros e estrangeiros discutirão o estado da arte das pesquisas sobre alfabetização, literacia e numeracia. Além disso, a conferência permitirá a elaboração de um relatório que sintetize o conhecimento científico mais atualizado sobre os conteúdos.