Porto do Pecém participa de feira internacional de frutas

23 de outubro de 2019 - 15:29 # # # #

Celso Tomaz - Ascom CIPP

A Fruit Attraction 2019 será realizada até quinta-feira (24) em Madri, na Espanha

Imagine uma feira que reúne aproximadamente 1.800 empresas e 90 mil profissionais de 135 países. Os números impressionam e sintetizam a Fruit Attraction 2019, uma das maiores feiras do mundo do setor de fruticultura. As frutas são a atração principal, mas a feira espanhola também recebe produtores de hortaliças, castanhas, produtos processados, sementes e flores.

Organizada pela Instituição de Feiras de Madrid (IFEMA) e pela Federação Espanhola das Associações de Exportadores de Frutas e Hortícolas (FEPEX), a Fruit Attraction chega a sua 11ª edição trazendo como lema “Onde produtos frescos e inovação se encontram”.

feira internacional de frutas

“Estamos na Fruit Attraction, conjuntamente com produtores e exportadores da região nordeste do Brasil, acompanhando as negociações diretas com compradores internacionais. E como o Porto do Pecém possui linhas que conseguem exportar frutas de todo o nordeste, tínhamos que estar presentes aqui nessa feira para mostrarmos todo o potencial do Pecém”, afirma Danilo Serpa, CEO do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

“Temos feito um trabalho muito forte junto ao Porto do Pecém, temos exportado cada vez mais nos últimos anos. E nesse ano com essa nova linha para o mediterrâneo passamos a ter um suporte ainda maior de logística para atendermos esses mercados na Espanha e na Itália, além de uma melhor conexão para enviarmos nosso melão para o oriente médio”, diz o diretor da Vita+, Marcelo Gadelha.

Há exatamente um mês o Porto do Pecém passou a ter uma nova linha de navegação para portos da Espanha (Valência e Barcelona) e Itália (Genova, Livorno e Gioia Tauro). Além da nova linha para o mediterrâneo, seguem em operação regular as linhas para Estados Unidos e Norte da Europa. E é no continente europeu que o terminal portuário cearense participa do evento que é considerado importante ponto de encontro para compradores de toda a Europa.

“Essa feira nos dá a possibilidade de sentar com todos os nossos clientes. Aqui fazemos também a avaliação da safra, que já começou há praticamente dois meses, e analisamos a tendência do mercado para as próximas semanas, para os próximos meses. Então a Fruit Attraction é muito importante para termos um conhecimento desse setor que movimenta tanta carga no mundo inteiro, principalmente no nordeste brasileiro que tem atraído cada vez mais linhas de navegação para a exportação das nossas frutas”, diz o diretor da Agrícola Famosa, Luiz Roberto Barcelos.

“O segmento da fruticultura sempre foi de fundamental importância pro Estado do Ceará e também pro Porto do Pecém, que ao longo dos últimos anos fez muitos investimentos para atender toda a cadeia produtiva dos perecíveis e, em especial, dos produtores de frutas. Por isso estamos nessa feira para estar em contato com os nossos clientes e estimular novos negócios. Assim vamos continuar conectando o Pecém com o mundo”, afirma o coordenador Comercial do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Raul Viana.

A participação no evento oferece, portanto, amplas oportunidades de contatos comerciais às empresas brasileiras, como o Complexo Industrial e Portuário do Pecém. A expectativa dos organizadores da feira espanhola é de um crescimento de 16% no número de participantes internacionais em relação ao ano passado, quando 70 mil pessoas visitaram a feira. A Fruit Attraction 2019 segue até esta quinta-feira (24) em Madri, na Espanha.