Seduc recebe membros do Consulado Americano e instituições parceiras para tratar do ensino de língua inglesa

23 de outubro de 2019 - 17:23 # # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc

Seduc recebe membros do Consulado Americano e instituições parceiras para tratar do ensino de língua inglesa

A Secretaria da Educação (Seduc) sediou, nesta quarta-feira (23), uma reunião interinstitucional para tratar do aprimoramento da oferta de ensino da língua inglesa na rede estadual de ensino. O secretário executivo do Ensino Médio e da Educação Profissional, Rogers Mendes, recebeu uma comissão formada por Stuart Beechler, do Consulado dos Estados Unidos em Recife; Cristina Borges, do Instituto Brasil-Estados Unidos no Ceará (Ibeu-CE); e Lina Sena, orientadora do Escritório Education USA, vinculado ao governo americano.

Conforme Rogers, o encontro serviu para planejar formas de cooperação entre as instituições, em pautas como a consolidação do projeto político-pedagógico dos Centros Cearenses de Idiomas (CCI), a promoção de formações para professores da rede, entre outras iniciativas.

“O domínio de uma língua estrangeira permite explorar diversas possibilidades nos campos acadêmico e profissional. Por isso, apostamos no aprimoramento do ensino de idiomas na rede pública estadual, de modo a proporcionar ao estudante uma formação mais abrangente”, aponta o gestor.

Stuart Beechler, especialista em Diplomacia Pública do Consulado-Geral dos Estados Unidos, observa que a visita tem o objetivo de ampliar uma parceria já existente com o Governo do Ceará. “Já trabalhamos em algumas iniciativas, como o Programa Jovens Embaixadores. Discutimos novas possibilidades, focando mais nos CCIs, especialmente na formação dos professores, tanto na proficiência como nas metodologias na sala de aula. Também conversamos sobre o programa Estudar Fora, do Governo, vendo como podemos incentivar a inclusão dos Estados Unidos como país de destino”, salienta.

Cristina Borges, coordenadora acadêmica do Ibeu-CE, diz que as próximas conversas servirão para definir a linha de trabalho, as prioridades e o planejamento de ação. “Nosso papel é dar suporte institucional para a promoção dos CCIs, assim como para a definição de um projeto político-pedagógico mais consistente, para que sirva como guia para futuras formações dos alunos e professores”, ressalta.

Lina Sena, orientadora do Education USA, avalia que o empenho da Seduc nesta área pode colaborar para a aumentar as possibilidades de concessão de bolsas de estudo a alunos que queiram estudar nos Estados Unidos. “Somos um centro aplicador de provas para alunos que queiram certificação após a conclusão de um curso. Isso tanto pode servir para conseguir um trabalho, como para ingressar em uma universidade no exterior. É um teste de proficiência. Foi o início de uma conversa que esperamos gerar frutos positivos para a sociedade”, considera.