Governo do Ceará atua no combate à mancha de óleo

24 de outubro de 2019 - 11:39 # # # #

Demétrio Andrade - Ascom Sema

O Governo do Estado, através da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Superintendência do Meio Ambiente (Semace), vem, desde o dia 25 de setembro, reunindo todas as entidades que possam colaborar com o combate à mancha de óleo que vem atingindo o litoral do Nordeste, de forma a mitigar seus efeitos no Ceará. Desde então, foi formado um Grupo de Trabalho – com representantes de vários órgãos – que se reúne semanalmente para planejar e executar ações de monitoramento e limpeza.

Mesmo entendendo que a responsabilidade é prioritariamente do Governo Federal – notadamente Marinha e Ibama – todos os recursos do governo do Estado estão disponíveis num grande esforço conjunto. Helicópteros do Ciopaer estão sendo usados em sobrevoos com técnicos da Semace e da Marinha, acompanhados por barcos militares. A Sema, por sua vez, junto com a Semace, vem atuando na fiscalização terrestre e nas ações de limpeza nas Unidades de Conservação estaduais.

Integrantes do GT, servidores das prefeituras envolvidas e voluntários já recolheram mais de 1000kg de óleo e areia das praias, notadamente Sabiaguaba, Prainha, Caponga, Aracati, Paracuru, Paraipaba, Canoa Quebrada, Barreiras, Praia das Fontes e Morro Branco, em mais de 20 mutirões de limpeza, dando assistência, com ONGs parceiras, aos animais oleados.

Estão sendo também elaborados planos de prevenção para contenção – ainda no mar, inclusive com a ajuda da Transpetro e Cearáportos – de possíveis novas manchas que venham a surgir. O Governo do Estado continua de prontidão e continuará agindo, dentro do limite de suas responsabilidades constitucionais, até que toda situação esteja efetivamente sob controle.

Para maiores informações ligue: Semace – 0800.2752233