Linha Leste – Seinfra inicia construção da Estação Nunes Valente

24 de outubro de 2019 - 14:25 # # # #

Camila Rocha - Ascom Seinfra

A Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) vai dar início à construção da Estação Nunes Valente, no bairro Aldeota. A obra faz parte da implantação da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, que vai ligar o Centro da capital ao Papicu. A estação Nunes Valente é a quarta das cinco estações previstas no percurso da linha, que vai contar ainda com as estações Tirol-Moura Brasil, Chico da Silva Leste, Colégio Militar e Papicu. O equipamento será subterrâneo e terá três pavimentos: bilheteria, mezanino e plataforma de embarque.

Para executar a obra, o trecho da avenida Santos Dumont, entre as ruas Tibúrcio Cavalcante e Nunes Valente, será interditado, a partir do próximo domingo (27). A previsão é que o trânsito no local seja liberado em 12 meses.

Desvios de tráfego

Orientadores de tráfego darão suporte operacional à intervenção. Em virtude da medida, o fluxo que trafega pela Av. Santos Dumont deve entrar à direita na Rua Silva Paulet, à esquerda na Rua Torres Câmara, à esquerda na Rua Joaquim Nabuco e à direita retornando para a Av. Santos Dumont. Um novo semáforo será implantado no cruzamento das ruas Silva Paulet com Torres Câmara, a fim de facilitar os desvios.

Uma segunda opção de rota é entrar à esquerda na Av. Barão de Studart, à direita na Rua Pereira Filgueiras, à direita na Rua Tibúrcio Cavalcante, à esquerda na Rua Marcos Macedo, à direita na Rua Oswaldo Cruz e à esquerda retornando para a Av. Santos Dumont.

Para os veículos que trafegam pela Av. Barão de Studart e acessam a Aldeota a partir da Av. Santos Dumont, a orientação é entrar à direita na Rua Torres Câmara, à esquerda na Rua Joaquim Nabuco e à direita retornando à Av. Santos Dumont.

Alteração de circulação

Para facilitar o acesso local, algumas vias terão seu sentido de circulação alterado, passando a operar com mão dupla. São elas: Rua Tibúrcio Cavalcante (entre as ruas Marcos Macedo e Torres Câmara), Rua Nunes Valente (entre as ruas Costa Barros e Santos Dumont) e Rua Desembargador Leite Albuquerque (entre as ruas Joaquim Nabuco e José Vilar).

Apoio

Em virtude da duração da obra, a sugestão é que os usuários provenientes da Av. Santos Dumont procurem acessar a Aldeota utilizando a Av. Heráclito Graça. Já aqueles veículos que utilizam as ruas Tibúrcio Cavalcante e Nunes Valente para cruzar a Av. Santos Dumont procurem utilizar a Rua Oswaldo Cruz.

Linhas de ônibus

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) altera o itinerário de vinte e seis (26) linhas que atualmente trafegam pela Av. Santos Dumont em direção ao terminal Papicu. As linhas que são oriundas do Centro (032, 035, 038, 042, 048, 086, 089, 138, 142, 186, 232, 286, 713, 753, 833), bem como aquelas advindas da Av. Barão de Studart (036, 037, 044, 045, 076, 079, 085, 094, 096, 144, 145) seguem o mesmo desvio de itinerário pela Rua Silva Paulet, Rua Torres Câmara, Rua Joaquim Nabuco, retornando para a Av. Santos Dumont. Os pontos de parada provisórios serão implantados nas ruas envolvidas no desvio.

Segue relação de linhas envolvidas:

032 Borges de Melo II

035 Corujão/Av. Paranjana II

036 Corujão/Cj Ceará/Papicu/Montese

037 Corujão/ Conjunto Ceará/ Aldeota

038 Parangaba/Papicu

042 Antônio Bezerra/Francisco Sá/Papicu

044 Parangaba/Papicu/Montese

045 Cj Ceará/Papicu/Montese

048 Corujão/ Parangaba/ Papicu

076 Cj Ceará/Aldeota/Papicu

079 Antônio Bezerra/Náutico

085 Lagoa/Aldeota

086 Bezerra de Menezes/Santos Dumont

089 Expresso/Parangaba/Papicu

094 Expresso/Parangaba/Aldeota

096 Cj Ceará/Barão de Studart

138 Parangaba/Papicu II

142 Antônio Bezerra/Francisco Sá/Papicu/II

144 Parangaba/Papicu/Montese II

145 Cj Ceará/Papicu/Montese II

186 Bezerra de Menezes/Santos Dumont II

232 Borges de Melo II (VE)

286 Expresso/Bezerra de Menezes/Santos Dumont

713 Santos Dumont/Perimetral

753 Cidade 2000/Av. Sargento Hermínio

833 Cidade 2000/Centro

Mais informações da Linha Leste

A Linha Leste terá 7,3 quilômetros de extensão e contará com uma estação de superfície (Tirol-Moura Brasil) e outras quatro subterrâneas (Chico da Silva, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu). O empreendimento vai garantir a integração da Linha Leste com a Linha Sul, no Centro, e com o VLT Parangaba-Mucuripe e o terminal de ônibus, no Papicu. Após concluído, terá capacidade para transportar até 150 mil passageiros por dia. O tempo de viagem entre o Centro e o Papicu será de 15 minutos.

Atualmente, estão sendo realizadas as contenções para as escavações do trecho onde será construída a Estação Chico da Silva da Linha Leste, no Centro, a primeira subterrânea da nova linha, além de serviços necessários para a colocação e início dos trabalhos das tuneladoras, máquinas que irão escavar os túneis no shaft (ou embocadura das tuneladoras). As máquinas estão prontas para serem utilizadas na execução da obra. Também seguem os trabalhos de construção de um poço de ventilação da linha, na Praça da Estação, e da Estação Colégio Militar, na Aldeota.