Equipes de mergulhadores e helicópteros monitoram litoral: manchas não foram encontradas

26 de outubro de 2019 - 15:59 # # # #

Nara Gadela - Ascom Casa Civil

Equipes de mergulhadores e helicópteros monitoram litoral

O Governo do Ceará está em campo neste final de semana com a força-tarefa de prevenção da chegada de mancha de óleo no litoral. Além do trabalho de limpeza de praias e do resgate de animais, que já é realizado há mais de um mês, o Governo busca intensificar o monitoramento e somar esforços para reduzir o impacto em nossa fauna e flora marítimas.

Na manhã de hoje, um grupo de mergulhadores esteve em quatro pontos do litoral de Aracati, contando com apoio da Semace, Marinha e barraqueiros locais. Helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) fizeram voo da foz do Jaguaribe – a 3 km da costa – até Macau (RN). Não foram detectados sinais de mancha de óleo durante os monitoramentos.

O Governo também fez distribuição de Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s (máscaras, luvas e botas) ao Corpo de Bombeiros, Marinha, colônias de pescadores e prefeituras. Além das equipes ordinárias, o Corpo de Bombeiros está com 60 militares em prontidão distribuídos entre Aracati e Jericoacoara.

Ontem, foram entregues 120 bigbags à Marinha para os trabalhos de contenção da mancha de óleo.

Outras ações

O litoral está sendo monitorado via satélite para identificar possíveis manchas e óleo. Na faixa de areia, o Corpo de Bombeiros e a Patrulha Ambiental atuam em sistema de plantão 24h com equipes de ronta-resposta de urgência e emergência, contando com apoio de equipes da Semace, Sema, Detran e Marinha.

Para mais informações sobre aparecimento de óleo nas praias e achado de animais oleados, a população deve acionar os seguintes órgãos:

– 190 (Ciops – Defesa Civil e Emergência)

– 0800.2752233 (Semace)

– 3101.3545 (Batalhão da Polícia Ambiental)