Casa da Mulher Brasileira recebe Selo Rosa e realiza encontro entre mulheres que venceram o câncer de mama

29 de outubro de 2019 - 14:25 # # # # #

Camille Soares - Ascom da SPS

Como reconhecimento pelo incentivo ao autocuidado e empoderamento feminino, o movimento Outubro Rosa entrega à Casa da Mulher Brasileira na próxima quinta-feira, 31 de outubro, o Selo Rosa. Na ocasião, o equipamento realizará o Dia Rosa Lilás, com um encontro entre mulheres que venceram o câncer de mama e a ativista Maria da Penha, para que compartilhem suas histórias de luta e resistência. A programação promovida pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) é aberta ao público, inicia às 9h e segue até o meio-dia.

“Nosso intuito é unir as lutas contra o câncer de mama e contra a violência doméstica. O Dia Rosa Lilás é para ouvirmos umas as outras e, principalmente para entendermos que nossas lutas se conectam e dizem respeito ao nosso estar no mundo. Somos donas dos nossos corpos e devemos ter consciência disso. Este encontro é para reafirmar nossa autonomia e sororidade, enquanto mulheres que além do autocuidado, se cuidam entre si”, frisa a secretária-executiva de Políticas para Mulheres da SPS, Denise Aguiar.

Aos 62 anos, a artesã e voluntária em projetos sociais, Iracema Lima conta sua trajetória de luta para vencer o câncer de mama. “Fui diagnosticada com um nódulo na mama direita, e precisei retirar toda a mama. Fiz seis meses de quimioterapia, perdi o cabelo, mas venci. Pouco tempo depois fui surpreendida com uma calcificação na mama esquerda e entrei na mesma luta novamente e mais uma vez sai vitoriosa”. Desde então minha vida tem sido dedicada a ajudar outras mulheres que como eu têm que enfrentar esta luta. Iracema participa ativamente do movimento Outubro Rosa e do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (Geeon), ela é uma dentre tantas outras mulheres que estarão presentes no Dia Rosa Lilás para contar sua história.

Outubro Rosa

A ação realizada pela SPS, integra a Campanha Outubro Rosa 100% Inclusivo, que durante todo este mês buscou alinhar a temática a outras pautas, como igualdade racial, diversidade sexual e pessoas idosas e com deficiência. Ao longo deste mês, diversos equipamentos de atendimento ao público receberam a Caravana Rosa, que levou palestras e cursos de capacitação de agentes multiplicadores sobre a importância da prevenção ao câncer de mama feminino e masculino. Foram realizadas ações nos centros comunitários Santa Terezinha e São Vicente, nos Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS) e nos Vapt Vupt, além dos CRAS e CREAS.

Serviço

Dia Rosa Lilás
Quando: 31 de outubro (quinta-feira), 9h às 12h
Onde: Auditório da Casa da Mulher Brasileira – Rua Tabuleiro do Norte, s/n, Couto Fernandes.