Congresso Nacional de Enfermagem Forense inicia nesta segunda (4)

1 de novembro de 2019 - 16:22 # # #

Ascom ESP

Ser um elo entre a vítima da violência e a justiça. Acolher a mulher que sofre violência doméstica. Essas são algumas das atribuições do profissional da Enfermagem Forense. A carreira ainda não é tão conhecida no Brasil, mas é reconhecida como especialidade desde 2011 pela Conselho Federal de Enfermagem.

Visando reunir esses profissionais e divulgar a especialidade, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP), do Governo do Ceará, será sede nos dias 4 e 5 de novembro do Congresso Nacional de Enfermagem Forense. As inscrições devem ser feitas através do site.

Na programação, ocorrerão debates sobre ética e bioética, cultura de paz em saúde, prevenção da violência na comunidade, preservação de vestígios forenses nos serviços de urgência e emergência, além da atuação do enfermeiro forense no atendimento ao idoso e às mulheres.

Curso EEVVA

Alguns dias antes do Congresso, enfermeiros e enfermeiras terão a oportunidade de iniciar o curso “Enfermeiros Examinadores de vítimas de violência e agressores”. Voltado para profissionais já graduados. A aula acontece nos dias 2, 3, 6 e 7 de novembro, a partir das 8h, no Centro de Qualificação e Ensino Profissional, localizado na Rua Costa Barros, 1161, no Centro. A inscrição no curso dá direito ao ingresso no Congresso.

Com carga de 40 horas, as aulas teóricas e práticas contam com simulação realística em modelos vivos, instrutores da Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense, mestres, doutores e especialistas na área. O curso tem por objetivo capacitar enfermeiros para o atendimento integral às vítimas de violência sexual; instruir para a entrevista das vítimas, exame físico e coleta de vestígios forenses; abordar os principais aspectos da legislação brasileira voltados a violência sexual, protocolos e perspectivas de atuação efetiva do enfermeiro na cadeia de custódia.

A presidente do Congresso, Carmela Alencar, frisa ainda que esse será o primeiro curso do tipo que vai acontecer no Brasil dentro da legislação brasileira: “é uma adaptação de um curso feito nos EUA, onde as enfermeiras lá atuam diretamente no atendimento à vítima de violência sexual. A gente quer minimizar a revitimização da vítima. A enfermagem forense vai fazer esse elo entre a vítima e a justiça”.

Outro ponto importante é a primeira prova de título da Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense (Sobef), que deve ocorrer na programação. A partir daí será criada uma periodicidade para reconhecer através de uma prova e avaliação documental, aquelas pessoas que já atuam na área da violência e na área da enfermagem forense.

Enfermagem Forense

A especialidade é reconhecida desde 2011 pela Conselho Federal de Enfermagem, no Brasil. Nos Estados Unidos, a Enfermagem Forense já existe desde 1992 e nasceu em grupo de enfermeiras que realizam perícia em vítimas de estupro e abuso sexual. Hoje o enfermeiro forense tem uma área de atuação mais abrangente, dedicando-se a prestar assistência especializada a vítimas de diversos tipos de violência e aos agressores. Esse profissional deve estar preparado para lidar com os traumas físicos, psicológicos e sociais em casos isolados ou até desastres.
Além disso, devem dominar o conhecimento sobre os sistemas legais, recolher provas, prestar depoimentos em tribunais. Esses profissionais são ponte entre a Legislação e as Ciências da Saúde. Entre outras áreas de atuação do profissional forense estão: Investigação da morte, enfermagem psiquiátrica forense, preservação de vestígios, consultoria e enfermagem forense carcerária.

Serviço

Congresso Nacional de Enfermagem Forense

Data: 4 e 5 de novembro (segunda e terça-feira)
Local: Escola de Saúde Pública do Ceará – Av. Antônio Justa, 3161 – Meireles
Inscrições: www.congressonacionaldeenfermagemforense.com.
Informações: (85) 3231.4545/ (85) 99956.3495