Resultados do Ceará são destaque e estado é premiado em evento nacional de Educação

5 de novembro de 2019 - 17:38 # # # # #

Ascom Casa Civil

evento nacional de educação

Governador apresentou os projetos e índices da educação pública do estado no 6º Fórum Lide de Educação. Estado foi premiado pelo desempenho na área

Os resultados da Educação do Ceará foram destaque no 6º Fórum Lide de Educação, realizado nesta terça-feira (5), em São Paulo (SP). O governador Camilo Santana participou do painel “O Brasil precisa aprender com o Brasil” e apresentou as conquistas e projetos do estado na área, como o crescimento do programa de Escolas de Tempo Integral; o projeto Avance – Bolsa Universitário; os Centro Cearense de Idiomas (CCIs) e os índices que colocam o Ceará na liderança nacional em educação (Ideb, Iede e ANA). O ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, também participou do painel, que foi mediado pela presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna.

Durante sua apresentação, Camilo Santana enfatizou os principais resultados do estado, como o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), que indicou que 89,60% dos alunos terminaram o segundo ano do Ensino Fundamental Alfabetizados. Em 2007, somente 39,9% dos estudantes atingiram esse desempenho.

O governador citou ainda o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em que 82 das 100 melhores escolas do ensino fundamental são do Ceará; e o estudo de Interdisciplinaridade e Evidências do Debate Educacional (Iede), no qual o estado detém 55 das 100 escolas mais bem avaliadas do Brasil no ensino médio.

“Esses índices que o Ceará atingiu mostram que, com pactuação, planejamento e investimento, é possível alcançar ótimos resultados. Tenho plena convicção de que a educação é o principal caminho para construirmos um país mais justo e humano, com mais oportunidades. Hoje os cearenses têm orgulho dos resultados”, afirmou Camilo Santana.

A redução histórica do abandono escolar foi outro tema apresentado pelo governador no painel. “Reduzimos a evasão escolar de 16,4%, em 2007, para 5% no ano passado. Mas nossa meta é zerar esse número. No Ceará a educação será sempre prioridade”, disse. Camilo Santana também lembrou que o estado tem as 10 melhores escolas do país (65 das 100 melhores) em leitura, de acordo com dados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), divulgada pelo Ministério da Educação.

Prêmio

Ao final do evento, o Governo do Estado do Ceará foi homenageado com o prêmio Lide Educação 2019 pelos resultados na área. A prefeitura de Sobral também recebeu o prêmio, assim como as prefeituras de Teresina (PI) e Cocal dos Alves (PI). Viviane Senna destacou o trabalho realizado pelo Ceará nos últimos anos. “O Ceará mostra que é concreto realizar uma política séria e ter resultados na educação. Essa política de ICMS do Ceará é um case para o país”, elogiou a presidente do Instituto Ayrton Senna, citando o incentivo aos municípios (repasse de ICMS) que atingem o nível satisfatório na área. “Ressalto que é muito importante ter uma gestão fiscal eficiente para podermos investir na educação”, concluiu o governador do Ceará.

Evento

O 6º Fórum Lide de Educação teve como tema central a “Eficiência de Gestão e de Recursos Públicos” e contou ainda com a participação do governador de São Paulo, João Dória; do ex-ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho; do professor do Insper, Ricardo Pães de Barros; do secretário de Educação de São Paulo, Rossieli Soares; e do prefeito de Sobral, Ivo Gomes, entre outros.

 

 

Ouça

O governador citou ainda o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em que 82 das 100 melhores escolas do ensino fundamental são do Ceará; e o estudo de Interdisciplinaridade e Evidências do Debate Educacional (Iede), no qual o estado detém 55 das 100 escolas mais bem avaliadas do Brasil no ensino médio. Segundo Camilo Santana, a definição de metas e o acompanhamento dos resultados garantiram o sucesso da política educacional do Ceará.

O governador Camilo Santana destacou como funciona a política de premiação de alunos, escolas e dos próprios municípios.