Aesp participa de Encontro Internacional de Educação Policial no Peru

6 de novembro de 2019 - 11:50 # # # #

O evento reúne representantes de 15 países para discutir o “Desafio para a educação policial do século XXI”.

O diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), Juarez Gomes Nunes Junior, participa esta semana, do V Encontro Internacional de Diretores de Educação Policial, que ocorre entre os dias 3 e 7 de novembro, na cidade de Cusco, no Peru.

O evento é promovido pela Rede Internacional de Educação Policial (Rinep), e reúne representantes de pelo menos 15 países para discutir o tema “Desafio para a educação policial do século XXI”.

“É um momento especial para que a gente tenha uma troca de informações das boas práticas de formação policial, para que a gente faça um ensaio de avaliação de como estar sendo desenvolvido o trabalho, e de como a gente pode proporcionar ainda mais qualidade de trabalho das instituições policiais a partir de uma atenção mais especial ao tema da educação policial. Estamos voltando para Fortaleza com uma série de ideias para discutir, com o Conselho de Ensino da Segurança Pública, com a Secretaria de Segurança e com os chefes das vinculadas para que possamos implementar”, declarou Juarez Junior.

Rede de Internacionalização de Educação Policial

 Encontro Internacional de Educação Policial no Peru

A Rinep é um órgão colegiado, com foco acadêmico, sem fins lucrativos, que tem como missão promover atividades de internacionalização educativa entre as instituições de educação policial e outras instituições similares, gerando projetos de cooperação acadêmica internacional e interinstitucional com o fim de proporcionar a garantia de qualidade destas organizações, contribuindo com uma proposta de convivência e segurança cidadã para cada país.

A Rinep é composta por 18 países membros e 38 instituições, sendo 30 corporações policiais, 3 organizações multilaterais e 5 instituições de ensino superior.

Desde 2018, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) é credenciada à RINEP. Além da vinculada da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), outras duas instituições brasileiras integram a Rede, são elas a Academia Policial Militar do Guatupê (Paraná) e a Academia Nacional de Polícia (Distrito Federal).

A Rinep executa uma série de estratégias pedagógicas que permitem enfrentar de maneira abrangente a nova realidade e a transformação dos crimes enfrentados pelos países.