Capacitação prepara mulheres vítimas de violência doméstica para alcançarem a independência financeira

7 de novembro de 2019 - 15:46 # # #

Ascom SPS

“Para mim, foi a melhor coisa que já me aconteceu neste ano de 2019. Os cursos me ajudaram a acreditar em mim mesma, a entender que sou capaz, que posso ir além e avançar mesmo depois de tudo que sofri. Posso dizer que cada profissional me ajudou a entender que eu não sou o que disseram que eu era, mas sou o que quero e desejo ser. O incentivo que eles nos dão faz toda a diferença.” O relato é de Ernanda, uma das 22 duas formandas do curso de recepcionista.

Nesta sexta-feira (08), às 14h, 22 mulheres recebem certificado de conclusão do curso de recepcionista realizado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio da Casa da Mulher Brasileira e do setor de Autonomia Econômica.

Neste ano, 116 mulheres já passaram pelas capacitações do setor, que busca trabalhar a independência financeira dessas mulheres em situação de violência. “Eu não tenho como mensurar o quanto esse setor da Autonomia Econômica é importante na transformação da vida dessas mulheres. O fato delas estarem ingressando em cursos profissionalizantes, podendo vislumbrar um futuro melhor, quebrar com o ciclo da violência, nos deixa agradecidas e orgulhosas de estar dentro da Casa da Mulher Brasileira fazendo parte dessa transformação”, enfatiza Daniele Cordeiro, coordenadora do setor.

A Casa da Mulher Brasileira é um espaço de acolhimento e atendimento humanizado, referência no Ceará por prestar assistência integral às mulheres em situação de violência de gênero, proporcionando serviços especializados e garantindo condições para que estas alcancem a autonomia econômica.

A CMB, já recebeu cerca de 32.505 mulheres vítimas de violência, sendo 67 em atendimento por dia. O espaço também conta com o apoio de parceiros especializados para facilitar esse atendimento: apoio Psicossocial; Delegacia Especializada; Centro Judiciário da Mulher; Promotoria Especializada; Defensoria Pública; Serviço de Promoção de Autonomia Econômica e Brinquedoteca.

Apoio

As alunas recebem todo tipo de material escolar necessário para que elas possam estudar sem se preocupar com nenhum custo: apostilas, fardamento e lanches tudo gratuito. As aulas vão muito além da CMB, muitas são encaminhadas para cursos em outros espaços da SPS, como a Escola de Vida Sabor e Arte (Evisa) e Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS).

Serviço

Data: 08 de novembro (sexta-feira)
Horário: 14h
Local: Casa da Mulher Brasileira, na Rua Teles de Souza, s/n, esquina com a Rua Tabuleiro do Norte, no bairro Couto Fernandes e funciona 24 horas por dia.