Unidades prisionais recebem visita técnica da Prefeitura de Itaitinga e empresários investidores

7 de novembro de 2019 - 17:21 # # # # #

Ascom SAP

O secretário Mauro Albuquerque apresentou as melhorias no sistema penitenciário cearense para uma comitiva com lideranças importantes do município de Itaitinga, como o Prefeito, Abel Cercelino, membros da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) e investidores da indústria.

As visitas ocorreram nas unidades Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II) e Unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim. Além da disciplina instaurada no sistema penitenciário, os cursos e os trabalhos realizados dentro das unidades, foram o grande destaque para o prefeito de Itaitinga, Abel Cercelino. “É um avanço muito grande que está sendo dado. Eu confesso que tinha outra imagem sobre as unidades prisionais. Hoje, vi que, é possível trabalhar de forma humana, com vínculo e segurança. Depois dessa visita, ficou ainda mais propenso uma futura parceria para adquirir essa mão de obra que existe aqui em vários segmentos”, analisa o prefeito.

Empresário com grande repercussão nacional na indústria gráfica, Wilson Júnior, já conhecia o sistema, mas admite que sentiu uma mudança radical. “Há dois anos tinha conhecido, mas confesso que me impressionou a transformação que aconteceu. Já era um projeto que estava estudando, buscando, e é muito funcional para a minha empresa. Quero começar essa parceria para amanhã, se for possível”, exalta o empresário.

Mauro Albuquerque destacou a importância da capacitação para os internos. “É fundamental o que estamos trazendo para o sistema prisional cearense: capacitação e empregabilidade. Nós estamos dentro das unidades preparando o preso para que ele possa ter um trabalho, dando a qualificação e usando a mão de obra do mesmo. Desta forma, ele ganha a remição de pena, e o detento saindo com uma profissão, ajuda ao combate ao crime”, ressalta.