Colégio dos Bombeiros promove observação pública da passagem de Mercúrio pelo Sol

8 de novembro de 2019 - 14:22 # # #

Ascom CMCB

Telescópio para a observação da passagem de Mercúrio pelo Sol

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros abre as portas ao público nesta segunda-feira (11) para a observação do trânsito de Mercúrio. Será a quarta passagem do menor planeta do Sistema em frente ao disco solar neste século. O fenômeno começa às 9h35, com o aparecimento de Mercúrio diante do Sol, e se encerra às 15h04, com o fim do alinhamento visual do planeta com o Astro-Rei. Mas para apreciá-lo, é preciso estar atento a algumas medidas de segurança.

“Será uma observação do Sol. Da mesma forma que ocorre nos eclipses solares, só pode ser feita com filtros apropriados para evitar danos oculares que podem ser permanentes”, explica o primeiro-tenente Romário Fernandes, professor de astronomia do CMCB.

Adotadas as medidas de segurança, é preciso contar com instrumentos ópticos adequados para a observação. Isso ocorre porque filtros ou óculos que permitem observar eclipses solares com tranquilidade não são o suficiente para ver o trânsito propriamente.

“Mercúrio é muito pequeno e, em sua órbita elíptica, vai estar quase na menor distância em que pode ficar do Sol. Por isso, não vai ser possível vê-lo transitando pelo disco solar sem a ajuda de binóculos ou telescópios, nunca é demais lembrar, devidamente adaptados para a observação solar”, explica o professor.

Para evitar os riscos de cegueira instantânea que uma observação direta do Sol ao telescópio oferece, no CMCB, um telescópio conectado a uma câmera fará a captura da imagem, que será projetada num telão com a ampliação necessária para que os presentes possam visualizar confortavelmente o trânsito de Mercúrio. A estrutura de observação oferecida pela escola estará disponível das 9h35 às 13h, ao alcance de qualquer pessoa interessada que se dirija até o local.

Grandes observações

Em julho de 2018, o CMCB promoveu uma observação pública de um eclipse lunar total na sede do Batalhão de Busca e Salvamento, na Avenida Leste-Oeste. A iniciativa se deu em parceria com Clube de Astronomia de Fortaleza e reuniu pelo menos 400 pessoas.

Em agosto de 2017, a escola promoveu uma grande observação pública de um eclipse solar parcial. Na ocasião, quase 300 pessoas compareceram ao CMCB para acompanhar o fenômeno celeste que teve seu auge ao entardecer.

Serviço

CMCB promove observação pública do Trânsito de Mercúrio
Data: 11 de novembro (segunda-feira)
Horário: 9h30 a 13h
Local: CMCB (Rua Adriano Martins 436, Jacarecanga)
Entrada gratuita