Governo do Ceará lança podcast Cearenseando nesta sexta-feira (8)

8 de novembro de 2019 - 11:10 # # # # #

Carlos Gibaja - Fotógrafo

GRAVACAO DE PODCAST SOBRE CULTURA NO ESTUDIO DE RÁDIO DO PALACIO DA ABOLICAO; FOTO © CARLOS GIBAJA/ GOV DO CEARA;

O Governo do Ceará lança, nesta sexta-feira (8), mais uma ferramenta de comunicação voltada para o contato direto com a população. O podcast Cearenseando estreia com a proposta de levar sua “conversa proseada” de forma descontraída a um número cada vez maior de consumidores de conteúdo através dos principais tocadores de podcasts do mercado. Na pauta, temas exclusivamente produzidos para a mídia podcast e abordagens de fôlego, com entrevistas, reportagens especiais e bastidores dos grandes acontecimentos do Estado.

O Cearenseando é uma produção da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará, produzido por um coletivo de jornalistas de diversas secretarias do Estado. É a primeira iniciativa institucional do gênero entre governos nordestinos e a pioneira, em nível nacional, a ofertar conteúdo abertamente voltado para a população – sem focar, necessariamente, na imprensa. O programa vai ao ar, semanalmente, através de plataformas como Spotify, Deezer, Google Podcasts, entre outras, e pelo próprio site do Governo, através do endereço www.ceara.gov.br/cearenseando.

GRAVACAO DE PODCAST SOBRE CULTURA NO ESTUDIO DE RÁDIO DO PALACIO DA ABOLICAO; FOTO © CARLOS GIBAJA/ GOV DO CEARA;

O secretário-Chefe da Casa Civil, Élcio Batista, aponta a necessidade de uma atualização na forma de produção de conteúdo. “Vivemos em uma era dinâmica e com grande volume de informações. Nesse cenário, a comunicação tem um papel primordial e desafiador, que é produzir conhecimento. O conhecimento é a base de tudo! O podcast aproxima as pessoas a partir da sua linguagem, abre espaço para debates e pontos de vista diferentes, mergulha em universos múltiplos e convida a população a se aprofundar em temas diversos”.

Um dos apresentadores do podcast, o jornalista Ciro Câmara, coordenador de Imprensa do Governo do Ceará, aponta o diferencial do Cearenseando num contexto de comunicação em que ganham força os conteúdos exclusivos e sob demanda. “No nosso caso, priorizamos a empatia através de um diálogo menos institucional e mais leve na abordagem de temas que tenham correlação com o cotidiano dos cearenses e, nos quais, as políticas estaduais sejam inseridas de forma transversal”.

Segundo ele, alguns governos até utilizam a plataforma para disseminar áudios de eventos, coletivas de imprensa, mas sem produzir conteúdo diferenciado. “Os programas que o ouvinte vai encontrar no Cearenseando possuem um nível técnico e de debate diferenciados justamente por serem fora da curva institucional e pela qualidade dos profissionais envolvidos e seleção diversificada de temas e convidados”, complementa Ciro, que apresenta os programas ao lado da jornalista Larissa Falcão.

Primeiro episódio – “Em estado de Cultura”

GRAVACAO DE PODCAST SOBRE CULTURA NO ESTUDIO DE RÁDIO DO PALACIO DA ABOLICAO; FOTO © CARLOS GIBAJA/ GOV DO CEARA;
No primeiro episódio do Cearenseando, batizado “Em estado de Cultura”, uma diversidade de sotaques e papéis dentro da Cultura no Ceará. O artista multimídia Narcélio Grud falou sobre sua trajetória profissional. Para ele, a cearensidade está em seu trabalho, especialmente em ser resistência. Sua arte nasce na rua com a pichação, chega aos museus sem tirar o pé de sua origem. Um dos nomes por trás do Festival Concreto, Grud vê na arte a força de tirar as pessoas do lugar comum. “Transformar dói e a arte, através do encantamento, mexe em pontos que precisam ser transformados. Se colocar no lugar do outro. Pode ser por meio de uma foto, de um livro, de um quadro”.

Jornalista e fotógrafa, Iana Soares atualmente é gestora no Porto Iracema Das Artes. Para ela, as mediações por meio da cultura são essenciais na sociedade atual, sobrecarregada de informações que chegam sem critério a qualquer pessoa, influenciando nem sempre de maneira positiva seu modo de agir. Iana acredita que o encontro e o diálogo por meio dos processos culturais podem nos ajudar a enquanto sujeitos.” Ela aponta para o caminho da liberdade, da existência, do viver, buscando mais conhecer o outro do que simplesmente julgar, oprimir, atacar”, diz.

GRAVACAO DE PODCAST SOBRE CULTURA NO ESTUDIO DE RÁDIO DO PALACIO DA ABOLICAO; FOTO © CARLOS GIBAJA/ GOV DO CEARA;

O atual secretário estadual da Cultura, Fabiano Piúba, é das pessoas que acreditam que as palavras podem fazer coisas com a gente e que a gente pode fazer coisas com as palavras. “O Ceará, além da sua dimensão territorial enquanto lugar, é também um estado de espírito”, diz ao comentar sobre o nome do podcast. Também escritor, defende a Cultura como algo fundamental para que as pessoas estabeleçam sentido e significado com o mundo. “Hoje o sentido da Cultura como o saber e o fazer comum é vital na perspectiva na transformação de vidas. Um direito indispensável”.

Brasil entre os principais consumidores

O lançamento do iPod não trouxe apenas uma tecnologia que revolucionou a indústria da música, por meio dele também foram surgindo novas possibilidades para comunicação, entre elas o Podcast. A mídia Podcast tornou-se uma alternativa prática e de baixo custo para a criação de conteúdo sonoro, sob demanda e digital.

O que no começo parecia ser uma mídia de nicho, agora é cada vez mais buscada como fonte de consumo de informação e entretenimento sobre os mais variados temas. Segundo informações do site edisonresearch.com, atualmente são produzidos cerca de 700.000 podcasts no mundo. Essa popularização atraiu atenção e investimento de gigantes como o Google e Spotify, que estão abrindo espaço para facilitar o acesso e dar mais publicidade à mídia. Investimento que já rendeu ao Spotify, de abril de 2017 a abril de 2018, um aumento de 330% de ouvintes no mundo inteiro de podcasts diários.

O Brasil é o segundo país do mundo em consumo de de podcasts, conforme levantamento do Spotify – atrás apenas dos Estados Unidos – e com crescimento médio de 21% de janeiro até outubro. Pesquisa realizada em 2018 pela Associação Brasileira de Podcasts (ABPod), em parceria com a rádio CBN, aponta que metade dos ouvintes são engajados e promovem constantemente a mídia Podcast dentro dos ciclos de relacionamentos. Sobre os formatos, 75,4% dizem ter interesse em debate, apresentação e entrevista. Estima-se que existem mais de 3 mil podcasts sendo produzidos no país.

Outras ferramentas

Para além do trabalho de assessorar os veículos de imprensa do Estado, com release e reportagens de texto, áudios e vídeos, o Governo do Ceará investe em ferramentas de contato direto com a população. O serviço de disparo de Whatsapp ultrapassou 1 milhão de envios, em outubro último. Já o Instagram oficial do Estado é o segundo com mais seguidores do Brasil. Nas próximos dias será lançada ainda a newsletter “Impacto!”, também com conteúdo exclusivo voltado diretamente para a população através de e-mail.

Serviço

Podcast Cearenseando – A Conversa proseada do Ceará

fotografia de uma moça sentada à janela de um ônibus, com celular em mãos e fones de ouvido. O texto da imagem diz: "Cearenseando. O podcast onde a gente se ouve"

Publicações: todas as quintas-feiras
Tocadores: Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts
Site: www.ceara.gov.br/cearenseando
Contato: cearenseando@ceara.gov.br

Ficha Técnica

Apresentação: Larissa Falcão e Ciro Câmara
Edição e Técnica: Lúcio Filho
Produção: Jack de Carvalho, Ivna Girão, Paula Candice, Nara Gadelha, Camille Soares, Helly Éllery, Kélia Jácome e Morgana Cruz.

Tema “Cearenseando”

Letra e voz: Assun
Beat, Sampler, mixagem e masterização: Kerensky Barata
Violão 7 cordas: Plínio Câmara