Moradores de São Gonçalo do Amarante festejam entrega de 14ª Praça Mais Infância do Estado

12 de novembro de 2019 - 14:37 # # # #

Ascom Gabinete Primeira-Dama

Praça Mais Infância em São Gonçalo do Amarante

“Essa praça mudou a realidade da nossa comunidade, que antes precisava andar muito em busca de um espaço de lazer. Aqui concentra várias atividades, em um único local, beneficiando tanto nós adultos quanto nossos filhos”, destaca a cabeleireira e mãe de três filhos, Aíla Martins, de 41 anos, que esteve na inauguração da 14ª Praça Mais Infância, nessa segunda-feira (11), em São Gonçalo do Amarante, na Grande Fortaleza.

A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e a secretária de Proteção Social (SPS), Socorro França, além do prefeito do município, Cláudio Pinho, realizaram a entrega do equipamento. “O Governo do Ceará prioriza a infância e investe em espaços que auxiliem no desenvolvimento infantil de nossas crianças. É importante que cada morador cuide e zele por esse espaço, para que as futuras gerações também possam usufruir dele”, alerta Onélia Santana.

Crianças e suas famílias da cidade dispõem agora de um espaço de lazer, com área total de 2.427,74 m², composta por quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre, espiribol, bicicletário, área para picnic e pergolado e ainda bloco de apoio com banheiros acessíveis, fraldário, administração e depósito. Na ocasião, kits com redes e bolas de basquete, vôlei, futsal, espiribol, foram entregues à população.

“A Praça Mais Infância é um equipamento que contempla as necessidades de todos os públicos, desde a criança, com a brinquedopraça, os jovens, com a quadra esportiva, até os idosos, com a academia ao ar livre. Estamos levando equipamentos para as comunidades mais distantes da sede, para que a população que mais necessita tenha acesso ao lazer”, informa a secretária Socorro França.

O equipamento foi construído por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III) com o investimento total de pouco mais de um milhão de reais, sendo 80% financiado pelo Governo do Ceará através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e 20% do município, que também cede o terreno para a construção da praça, como contrapartida.

“O município de São Gonçalo do Amarante é parceiro do governador Camilo Santana, que está nos auxiliando na melhoria de nossa gente. Diversas obras estão em andamento em nosso município. E agora, com essa praça, vemos a atenção que a primeira-dama Onélia vem dando aos que mais necessitam. É assim que se faz uma gestão com respeito e responsabilidade”, parabeniza o prefeito Cláudio Pinho.

Educação Ambiental

Na entrega, dezenas de mudas foram plantadas no jardim da praça, com o auxílio das crianças do município. A ação, que tem o intuito de alertar a população para a importância do ecossistema, visando a formação de cidadãos conscientes acerca das questões ambientais, como a conservação e preservação da natureza. A cada entrega, um estudo é realizado na região para identificar as espécies nativas de cada local e, assim, auxiliar para um ambiente saudável e ecologicamente equilibrado para as presentes e futuras gerações.

“Fico muito feliz de poder ajudar o meio ambiente e minha cidade. Junto dos meus colegas da escola, onde aprendemos a preservar a natureza, ajudei a plantar o pé de goiaba, que, além da sobra para a praça, vai oferecer fruta e, assim, nos alimentar”, salienta a estudante de 10 anos, Raíssa Melo.

Caminhão do Cidadão

Durante todo o dia, o Caminhão do Cidadão esteve no local oferecendo serviços gratuitos para a população da cidade, como atualização cadastral da Receita Federal, emissão de antecedentes criminais, RG e CPF, além de atendimento online.

Municípios contemplados

Além de São Gonçalo do Amarante, Aquiraz, Amontada, Acaraú, Camocim, Crato, Granja, Maranguape, Maracanaú, Pacatuba, Pentecoste, São Benedito, Sobral e Viçosa do Ceará, mais 20 municípios receberão a Praça Mais Infância: Acopiara, Boa Viagem, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Fortaleza (3), Icapuí, Icó, Iguatu, Itapipoca, Itarema, Juazeiro do Norte, Mauriti, Quixadá, Tauá, Tianguá e Trairi.

As Praças Mais Infância estão dentro do pilar “Tempo de Brincar” do Programa Mais Infância Ceará. Além das Praças Mais Infância, já foram implantadas pelo Governo do Ceará nos municípios 35 brinquedocreches e 89 brinquedopraças e outras 75 brinquedopraças estão previstas.