Secretários do Turismo do Nordeste discutem região como produto único para impulsionar turismo

14 de novembro de 2019 - 14:10 # # # #

Yanna Guimarães - Ascom Setur

Secretários do Turismo do Nordeste reunidos

Os secretários do Turismo dos estados do Nordeste discutem ações e estratégias para impulsionar o turismo da região. A principal delas é formar um produto turístico único, composto pelos nove estados, para promover a região e competir com grandes destinos paradisíacos do mundo.

“Temos muito potencial isoladamente, se nos unirmos, podemos dar um salto grande e concorrer com destinos como o Caribe, por exemplo. Somos fortes e, juntos, podemos ter mais força para pleitearmos verbas e ações junto ao Governo Federal, por exemplo”, destacou o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, durante reunião com os secretários do Nordeste, ocorrida na quarta-feira (13), no Centro de Eventos do Ceará.

Além da marca unificada, foram discutidos pontos como a aviação regional e os subsídios para fortalecer o setor, puxado principalmente por Ceará e Bahia. Os dois estados ficaram responsáveis de montar um projeto para buscar apoio junto ao Governo Federal. Também houve um momento de planejamento com a operadora CVC para intensificar a publicidade da região até o fim do ano e minimizar possíveis efeitos do vazamento de óleo no turismo.

“Essa ideia de nos unirmos surgiu em uma reunião na Abav Expo (feira de turismo em São Paulo), com o objetivo de estarmos mais próximos. Temos muitos pontos em comum, como a falta de apoio do Governo Federal. Por isso precisamos estar mais fortes. Ainda tivemos o episódio do vazamento de óleo, o que nos uniu ainda mais”, aponta o secretário Rodrigo Novaes, de Pernambuco.

Outro tópico discutido foi a participação dos estados em conjunto nas principais feiras de turismo do mundo. “Vamos tentar fechar um calendário unificado e participarmos juntos de alguns eventos do setor”, detalha o secretário Fausto Franco, da Bahia. Os estados também vão buscar recursos do Ministério do Turismo e da Embratur para investir em publicidade e reverter a imagem gerada pelo vazamento de óleo nas praias da região.