Semace apresentará modelo de coleta seletiva solidária

19 de novembro de 2019 - 16:34 # # # #

Albereto Perdigão - Ascom Semace

Lixeiras para coleta seletiva

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) apresentará, nesta quinta-feira (21), o modelo de coleta seletiva solidária dos resíduos sólidos produzidos na autarquia. O ato terá a assinatura de um termo de compromisso, que oficializa a relação solidária do órgão com a Sociedade Comunitária de Reciclagem de Lixo do Pirambu (Socrelp). A ONG que já recebe e comercializa o resíduo separado no órgão. A solenidade será realizada às 14 horas, no auditório da Semace (Rua Jaime Benévolo, 1400 – Fátima).

O modelo que deverá ser implementado nos demais órgãos da administração direta e indireta estadual cumpre o Decreto nº 32.981/2019. Estão incluídos no projeto os materiais recicláveis não perigosos, como papel, papelão, objetos metálicos e de vidro, pratos, copos e garrafas descartáveis. Algumas repartições já fazem a separação do lixo, mas a destinação ainda não é solidária. A coordenação da universalização da coleta seletiva com destinação para uma instituição de reciclagem será da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

Objetivos

De acordo com o projeto, cada órgão público deverá instituir uma comissão setorial, para implementar e supervisionar a separação dos resíduos recicláveis. Segundo o projeto desenvolvido pela comissão da Semace, o esforço tem o objetivo de criar processos que contribuam para o correto descarte de resíduos sólidos, de contribuir para a implantação da coleta seletiva nos diversos órgãos da administração estadual e de promover a inclusão social e a renda dos catadores de materiais recicláveis, associados ou cooperados.