Projeto apoiado pela Funcap é apresentado em conferências internacionais de educação e tecnologia

20 de novembro de 2019 - 17:22 # # #

Ascom Funcap

O projeto Code Dominó, da empresa Gênio Azul em parceria com o pesquisador Daniel Chagas, da Universidade de Fortaleza (Unifor), está obtendo destaque internacional através de apresentações em eventos realizados em países como Itália, República Checa e Peru. Resultado da pesquisa de doutorado em Informática Aplicada de Daniel, o trabalho é orientado pela professora Elizabeth Furtado, da área de Interação Humano Computador da Unifor, e conta com o financiamento da Funcap através do edital Inovafit 2.

O Code Dominó é uma plataforma de ensino de lógica de programação para crianças entre quatro e 15 anos composta de aplicativo, dominó de madeira e robô – cada peça representa um comando que controla o robô. Isso permite que a criança consiga entender a lógica de programação na prática, pois ela aplica a fórmula e o robô identifica e executa os movimentos e ações referentes. A programação pode ser feita em grupo ou individual. O robô é o item mais caro do conjunto, mas pensando na acessibilidade do produto também para as escolas públicas, a empresa criou um robô virtual, tornando possível a programação e a execução dos códigos.

Professor na área da Ciência da Computação da Unifor, Daniel fez a apresentação mais recente do projeto no último dia 18 de outubro, como convidado, na Conferência Učitel-IN, realizada na República Tcheca. O evento conta com palestras e workshops com debates sobre metodologias, robótica, realidade virtual e necessidades especiais no âmbito de tecnologias para a Educação. A edição deste ano teve como tema o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação e atraiu mais de 150 professores e entusiastas no campus da Universidade da Boêmia Ocidental, na cidade de Pilsen.

O projeto já havia sido apresentado em maio último em Roma, no Fórum de Pesquisa e Inovação (Rii-Forum), e possibilitou a publicação de um artigo no XXIV Congresso Internacional de Informática Educativa (TISE), que vai ser realizado em Arequipa, no Peru.