CeArt celebra 40 anos e inaugura decoração natalina na Praça Luíza Távora

21 de novembro de 2019 - 11:18 # # # #

Larissa Feitosa - Ascom CeArt Texto
Ariel Gomes Fotos

Decoração natalina na CeArt

Regionalizando a tradição da celebração natalina, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, realiza a abertura do Natal da Central de Artesanato do Ceará (CeArt) na Praça Luíza Távora. O evento, que também comemora os 40 anos da Central, acontecerá das 17 às 22 horas do dia 23 de novembro, reunindo apresentação do Coral da Luz; chegada do Papai Noel; atrações musicais; exposição fotográfica; praça de alimentação; cozinha ao vivo e divulgação do resultado do XXII Concurso de Presépio Artesanal, que premiará com até R$ 2.400 os artesãos vencedores que, através das tipologias reconhecidas no estado, apresentaram peças originais que retratam o Natal de forma inovadora.

A decoração natalina apresenta árvores revestidas em crochê mesclando criações da Associação do Artesanato, Artista e Crochê Novarussense (Artcron); da Associação das Crocheteiras Novarussenses (Ascron); da Associação de Artesãos de Curral Grande (Artfio) e da Associação das Artesãs de Tamboril (TamboriArt), com referências do sertão e do litoral cearenses. “Agregando o talento de artesãs apoiadas pela CeArt em um projeto que embeleza um espaço público tradicional como a Praça Luíza Távora, o Governo do Ceará reconhece a força do artesanato enquanto valoriza a cultura e promove o trabalho dos grupos artesãos envolvidos”, destaca a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

Além da decoração da praça, será inaugurada na galeria a árvore natalina da CeArt, feita em taipa, com referências do Sertão Central, da arte popular do Cariri e da fé da região. “Essa celebração tem o objetivo de estimular a produção e a venda do artesanato e a geração de renda nos municípios, além de aproximar as técnicas artesanais da população, aproveitando o movimento de decoração dos ambientes e espaços em geral no período do Natal”, destaca a titular da SPS, Socorro França.

Iniciando as comemorações de quatro décadas de atividade da Central, será aberta a exposição fotográfica CeArt – 40 anos de vida e artesanato , que fica aberta ao público até o mês de janeiro. “A Praça Luíza Távora sempre foi a casa da CeArt, por isso, as memórias se misturam, como veremos na exposição. Com muito orgulho, celebramos essa trajetória reunindo fotografias que contam a história da Central e do apoio do Estado ao artesanato cearense”, destaca a coordenadora do desenvolvimento do artesanato, Patrícia Liebmann.

O Coral da Luz, a Trupe Realejo, o Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas e o grupo de violinos da Usina de Sonhos Escola de Música (USEM) são as atrações musicais. A Cozinha Ao Vivo traz produção e degustação de banquetes natalinos para o público adulto e infantil. Na Praça de Alimentação, os lanches ficam por conta dos quiosques: Quero Mais; Empadaria da Vovó; Chilli da Mily; Madele; Art & Sabor e Sublime Churros. A programação conta com o apoio do Programa Mais Infância; Prefeitura de Fortaleza e Granja Regina.