HGF realiza mutirão para conscientização sobre diabetes

21 de novembro de 2019 - 14:14 # # # # # #

Filipe Dutra - Ascom do HGF

Ação acontece neste sábado (23) e conta com exames e orientações à população

Conhecer e cuidar são dois grandes passos no que diz respeito a diabetes, que, embora não tenha cura, tem controle. Para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado da doença, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), do Governo do Ceará, recebe neste sábado, 23 de novembro, a partir das 8 horas, o Mutirão de Diabetes de Fortaleza – Juntos Pelo Diabetes.

Durante a ação, profissionais de diversas áreas da saúde vão orientar os participantes sobre as consequências do descuido e formas de controle da doença. Além disso, a equipe realizará aferição de pressão arterial e glicemia, avaliação nutricional, avaliação do pé diabético, exame do fundo de olho e fotocoagulação a laser da retina e testes laboratoriais serão os serviços ofertados. Serão distribuídas cerca de mil senhas, para a realização dos exames.

“Este evento busca atender uma demanda local e regional de pessoas com diabetes mellitus, com foco na prevenção e no encaminhamento para o tratamento adequado e correto desse grave problema. O mutirão visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes, redução do tempo de internações hospitalares e redução dos custos do tratamento”, explica o oftalmologista e coordenador do evento, Felipe Carvalho.

Diabetes

Causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo, o diabetes é uma realidade na vida de cerca de 16,5 milhões de pessoas em todo o Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes.

Alguns comportamentos são fundamentais para facilitar o bem-estar das pessoas com diabetes: comer saudavelmente, praticar atividade física, vigiar as taxas de insulina, tomar os medicamentos, não fumar, não consumir bebidas alcoólicas em excesso e consumir menos sal e açúcar.

Serviço

Mutirão de Diabetes de Fortaleza – Juntos Pelo Diabetes
Data: 23 de novembro de 2019
Horário: 8h às 13h
Local: Hospital Geral de Fortaleza (Rua Ávila Goulart, 900)