Campanha Ceará sem Racismo chega a mulheres de comunidade quilombola

26 de novembro de 2019 - 10:10 # # # #

Camile Soares - Ascom da SPS

Comunidades quilombolas de Boqueirãozinho, em Caucaia participam nesta terça-feira (26), do Novembro Negro Quilombola, mais uma ação da campanha “Ceará sem Racismo. Respeite Minha História, Respeite Minha Diversidade”, promovida pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). Por todo o dia, técnicas da SPS promovem rodas de conversas sobre os direitos da população negra e das mulheres, ofertando ainda atendimento psicológico, jurídico e social ao público feminino quilombola.

“Nosso objetivo é mostrar às comunidades que o Estado está discutindo o racismo e está construindo políticas de enfrentamento ao racismo estrutural, a partir de discussões com a sociedade em geral. Precisamos evidenciar, todos os dias, que o racismo é crime e não é tolerado”, destaca a coordenadora especial de políticas públicas para igualdade racial da SPS, Zelma Madeira.

As rodas de conversa sobre empoderamento feminino são realizadas pela Coordenadoria de Políticas para Mulheres da SPS. A ativista Valéria Mendonça ministrará palestra sobre câncer de mama.

A campanha Fortaleza + Ceará sem Racismo foi desenvolvida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos; Prefeitura de Fortaleza e Instituto Iracema para pautar a discussão de enfrentamento ao racismo. Lançada no mês da consciência negra, ela utiliza a figura de Chico da Matilde, o Dragão do Mar; Preta Simoa; Mãe Menininha de Gantois e Cacique Daniel; além de Zumbi dos Palmares, cuja morte deu origem à celebração do dia 20 de novembro; para falar da comunidade negra e dos povos originários que integram a pauta da igualdade racial.

Serviço

Novembro Negro Quilombola
Roda de conversa com mulheres da comunidade quilombola de Boqueirãozinho
Data: 26 de novembro, às 14h
Boqueirãozinho – BR 222 – km 23