Ceará registra queda de 64% nos roubos de cargas em 2019

26 de novembro de 2019 - 08:29 # # # # # # #

Ascom da SSPDS

Por mais um mês, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) contabilizou novamente um número positivo para o Ceará. Já contando com o mês de outubro, o Estado chega a 64% de redução nos roubos de cargas, no acumulado do ano, em todo o território cearense. Em 2019, durante os dez meses do ano, foram 80 crimes. Já em 2018, nesse mesmo período, foram 224 casos, de acordo com informações copiladas pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

“O Estado do Ceará vem se destacando pelo uso da tecnologia e do fortalecimento dos procedimentos junto aos trabalhos policiais. Com o envolvimento das investigações da DRFVC (Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas) e o aprimoramento da pronta-resposta da Polícia Militar, através da plataforma Spia (Sistema Policial Indicativo de Abordagem), a Segurança deu esse grande salto na melhoria dos índices que se referem aos roubos de cargas, que por sua vez, reduzem os valores dos fretes e impactam nos valores das mercadorias que chegam aos consumidores finais”, pontuou Aloísio Lira, superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública.

Só em outubro, a queda nos roubos foi de 67%, indo de 15 para cinco casos. O mês de setembro apresentou uma redução de 60%, indo de 20 crimes desse tipo, em 2018, para oito, em 2019. Já agosto, o segundo mês com maior queda percentual, foi de 23 roubos para cinco, com uma retração de 78%. Julho foi de 19 para nove casos, com diminuição de 53%. Em junho, terceiro mês com maior redução neste ano até o momento, a queda foi de 77%, indo de 26 crimes para seis. Já em maio, a redução foi de 60%, passando de 30 casos para 12, no mesmo período de 2019.

Em abril, o índice criminal foi de 20 roubos, em 2018, para 11, o que corresponde à redução de 45%. De todos os meses deste ano, março foi o período com a maior queda, indo de 26 ocorrências para cinco, o que equivale a uma redução de 81%. Já fevereiro, registrou 52% a menos nos crimes, indo de 21 para 10 casos. Por último, janeiro deste ano registrou nove crimes, com uma queda de 63%, quando comparado ao primeiro mês do ano passado, quando ocorreram 24 roubos.

“Isso é só mais um reflexo da construção de políticas desenvolvidas pelo Governo do Ceará, tendo à frente o governador Camilo Santana. Destaco inclusive a parceria existente entre a SSPDS, a Polícia Rodoviária Federal e a Universidade Federal do Ceará, que atuam para construir soluções inovadoras para o Estado, além do trabalho da Aesp (Academia Estadual de Segurança Pública), no que se refere à preparação e aculturamento dos policiais para os novos desafios que a Segurança Pública impõe”, destacou Lira.