Semace apresentará pesquisa sobre como enfrentar a mancha de óleo

27 de novembro de 2019 - 15:20 # # # # #

Alberto Perdigão - Ascom da Semace

A Superintendência Estadual do meio Ambiente (Semace) apresentará, nesta quinta-feira (28), o resultado preliminar de uma pesquisa científica que documenta os métodos de monitoramento e de redução dos efeitos do óleo derramado em alto mar. Os dados serão apresentados pelo gerente de Análise e Monitoramento da Semace, Gustavo Gurgel, durante o debate técnico Aparecimento do Óleo na Costa Brasileira, em Salvador. O problema ambiental atingiu a costa do Ceará e de outros dez estados das regiões Nordeste e Sudeste.

O encontro reunirá pesquisadores do Nordeste que trabalham em torno de três temas: a composição e origens do óleo, as causas e efeitos do crime ambiental, e a atuação dos órgãos de meio ambiente.

De acordo com Gurgel, a chegada do óleo à costa do Espírito Santo e do Rio de Janeiro estava prevista, quatro semanas antes. “As correntes indicam que esse óleo ainda vai chegar com mais intensidade nesse litoral setentrional”, adiantou o pesquisador.

Proatividade

“O convite foi feito depois que os organizadores conheceram a proatividade da Semace, que não esperou pelo Governo Federal para agir, e a experiência de conter o avanço do óleo, na foz do rio Jaguaribe”, afirmou o gerente, numa referência da participação da autarquia em ações que envolveram outros órgãos, como a Marinha e o Ibama. “O Ceará se destacou, em relação aos outros estados do Brasil”, completou.