Corpo de Bombeiros recebe condecoração mais importante da Segurança Pública do Ceará

29 de novembro de 2019 - 11:48 # # # #

Ascom SSPDS

Corpo de Bombeiros recebe condecoração mais importante da Segurança Pública

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), representado pelo comandante geral da corporação, Luís Eduardo Soares de Holanda, recebeu a medalha mais importante do Sistema de Segurança Pública do Ceará. A “General Assis Bezerra” é uma condecoração entregue a personalidades, profissionais e instituições que se destacaram em suas funções no ano, colaborando com a Segurança Pública do Estado. Dessa vez, a medalha foi entregue à corporação cearense em razão do trabalho realizado por seus homens e mulheres no resgate às vítimas do Edifício Andrea, em outubro de 2019, em Fortaleza. A cerimônia de entrega da medalha aconteceu, nesta quinta-feira (28), na sede do Quartel Central dos Bombeiros, com a presença do secretário da Segurança Pública, André Costa, e demais nomes do Sistema de Segurança Pública do Ceará.

“Eles dão o melhor de si e colocam em risco a própria vida para poder salvar vidas alheias”. Foi dessa maneira que o secretário André Costa resumiu o que o Corpo de Bombeiros representa para a sociedade cearense, em seu discurso na solenidade da entrega da medalha “General Assis Bezerra”. E completou: “é isso que define o que é ser um bombeiro militar, principalmente pela atuação que vocês dão a cada dia em prol das pessoas. Por essa razão que o Corpo de Bombeiros é tão respeitado e é uma das instituições que mais tem a confiança da população brasileira. Vocês têm o meu reconhecimento, o meu respeito, a minha admiração pelo o que vocês fazem. Motivo de orgulho de todos nós cearenses”, enalteceu o secretário o esforço dos bombeiros e bombeiras do Ceará.

 

“Essa medalha que nos é concedida hoje é para os 1.569 bombeiros militares que fazem parte do quadro ativo do Estado do Ceará e também pelo reconhecimento de todos aqueles bombeiros que já estão na reserva, mas que fizeram história no nosso Corpo de Bombeiros durante estes 94 anos. Tenho certeza que falo em nome de todos esses bombeiros que estão nos quartéis de todo o Estado, que estão correndo para atender a incêndios, salvamentos e emergências. Agrademos o reconhecimento, em nome da nossa instituição, e pelo apoio integral às nossas ações. Também quero deixar registrado todos os bombeiros que participaram da missão no Edifício Andrea naqueles cinco dias de trabalho”, agradeceu o comandante Luís Eduardo Soares de Holanda.

O comandante geral dos Bombeiros no Ceará falou sobre o trabalho árduo desempenhado pelos bombeiros durante as 103 horas ininterruptas na missão do Edifício Andrea. “Essa ocorrência foi a mais complexa dos 94 anos da existência do nosso Corpo de Bombeiros. Ali foi um evento diferente, pois estávamos lidando com a vida e a morte. Cada decisão que era tomada lá poderia determinar uma vida ou uma morte. Sem contar que se tratava de uma ocorrência de grande complexidade, no coração da cidade. Mas graças à habilidade, abnegação, compromisso e, acima de tudo, do preparo de cada um de nossos bombeiros, pudemos dar a resposta que a sociedade cearense esperava”.

O discurso de agradecimento pela medalha “General Assis Bezerra” contemplou o governador Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza Roberto Claudio. “Por dever de justiça, preciso falar do apoio do governador Camilo Santana, que esteve todos os dias pessoalmente no cenário, para saber o que estava acontecendo, para saber o que estávamos precisando. Ele nos deu todo o apoio necessário, de uma forma muito discreta, assim o como prefeito Roberto Claudio”, destacou o comandante geral do CBMCE.

Coronel Holanda citou ainda a gratidão pelo recebimento da medalha e compartilhou a homenagem com todos os cearenses. “O grande legado que ficou dessa operação foi o respeito e a credibilidade por parte da população. Nós demos a oportunidade para que toda a população cearense pudesse perceber que ela conta com um Corpo de Bombeiros extremamente treinado, capacitado e técnico. Além de sermos uma instituição bem-vista, passamos a ser ainda mais conhecida pela sociedade cearense pela qualidade, comprometimento e técnica bombeirística, no que pese toda a dificuldade diante da numa ocorrência daquela magnitude”.

Reforço no efetivo

Demonstrando o compromisso com a corporação bombeirística, o governador Camilo Santana dá posse a 218 soldados Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, no próximo dia 2 de dezembro, às 16h30min, em cerimônia no Quartel Central dos Bombeiros. O reforço já estará pronto para assumir suas funções nos quartéis da Capital, Região Metropolitana de Fortaleza e Interior. O efetivo faz parte da turma dois do último concurso público para provimento do cargo de bombeiro militar no Ceará.

Medalha General Assis Bezerra

A “General Assis Bezerra” foi instituída como a maior condecoração da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a partir do decreto n° 28.451, de 1° novembro de 2006. A medalha foi criada para distinguir pessoas e entidades civis ou militares, bombeiros militares, policiais civis e militares, que, comprovadamente, tenham colaborado de forma emérita para o desenvolvimento das atividades próprias da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social. Tradicionalmente a medalha é entregue durante a celebração de aniversário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), no mês de maio.