Governo do Ceará alcança marco histórico com a entrega de 100 brinquedopraças

29 de novembro de 2019 - 11:08 # # # #

Ascom Gabinete da Primeira-Dama Texto
Ariel Gomes Fotos

O Governo do Ceará entregou nesta quinta-feira (28) a 100ª brinquedopraça, ação do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana. Quixelô, na Região Centro Sul, recebeu a 100º equipamento de lazer voltado para crianças de três a 12 anos, academia de ginástica e a plantação de mudas de árvores frutíferas e ornamentais. Além dos 100 já entregues, estão previstos a implantação de mais 64 em praças revitalizadas do estado.

 

Mapa das brinquedopraças no Ceará

Para a primeira-dama Onélia Santana, o equipamento é uma conquista dos cearenses e está beneficiando as crianças do Estado. “Fico muito orgulhosa de ver o Programa Mais Infância Ceará proporcionando o desenvolvimento infantil de meninos e meninas do nosso Estado. Chegar na entrega da 100ª brinquedopraça, sem dúvidas, é muito gratificante, pois estamos levando opção de lazer para as famílias cearenses. Temos muitos desafios pela frente, mas é agarrado neles e solucionando-os que vamos alcançar muito mais conquistas para o nosso Ceará”, destaca.

As brinquedopraças são áreas cercadas de aproximadamente 240m², com piso anti-impacto e oito brinquedos infantis: duas casinhas duplas, sendo uma com ponte de playground e outra com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola. O Estado oferta os equipamentos e cabe às prefeituras municipais garantir a conservação da praça e a manutenção dos brinquedos. O investimento de cada equipamento é de R$ 180 mil.

Planta das brinquedopraças

 

“A construção das brinquedopraças atua no sentido de criar equipamentos de lazer para crianças, mas não só. É também uma forma de estimular a convivência, criar espaços de bem estar nos municípios. Esses espaços vêm estimular a gentileza, o pertencimento dentro de uma comunidade, o conviver e, com isso, construir uma cultura de paz”, pontua a titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França.

A ação está inserida dentro do pilar “Tempo de Brincar”, do Programa Mais Infância, que foca na construção e revitalização espaços públicos que garantam o direito da criança ao brinquedo e à brincadeira, além dos benefícios do jogo infantil para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, além do convívio familiar, da socialização e de sua integração à cultura de sua comunidade.

“Sempre estamos buscando otimizar a execução desse projeto das brinquedopraças para se adaptar as demandas do Programa Mais Infância. Percebemos que o Programa tem tido grande êxito em preparar espaços públicos para o lazer infantil, com qualidade e segurança”, comenta a gerente de Projetos de Arquitetura da Superintendência de Obras Públicas (SOP), Ana Luíza.

Saúde e Meio Ambiente

Além da brinquedopraça, o município de Quixelô também recebeu academia ao ar livre, com área total de 100m², possui onze equipamentos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural. Entre os equipamentos estão simuladores individuais de bicicleta, esqui, caminhada e de cavalgada, volante vertical duplo, alongador três alturas, twist lateral duplo, de rotação diagonal dupla e multiexercitador com seis funções, todos com placas de orientação para correta atividade. O recurso para implantação do equipamento é da ordem de R$ 20 mil.

A dona de casa Maria do Carmo, de 32 anos, aproveitou a inauguração para levar o filho Pedro, de 4 anos, até a Praça Padre Agostinho e testar os brinquedos instalados na cidade. De acordo com ela, o novo espaço de lazer é único e de qualidade. “Nunca vi brinquedos tão resistentes como esses aqui. A gente vê que o material utilizado é bom, seguro para nossos filhos utilizarem. A partir de agora, vamos bater ponto aqui porque, além de colocar os meninos pra brincarem, vamos fazer atividades físicas nessa academia instalada aqui”, salienta.

Plantio de mudas de árvores frutíferas e ornamentais, nativas da região, é realizado nas praças que recebem Brinquedopraças e Praças Mais Infância, iniciativa que também faz parte do Programa Mais Infância Ceará com o intuito de despertar na criança a importância do ecossistema, garantir o espaço do brincar mais agradável e estimular o desenvolvimento infantil. A iniciativa é feita por grupos de crianças com o auxílio de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). O contato com a natureza promove a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, além de contribuir para o bem-estar das crianças e para uma infância saudável.

A professora Sabrina Silva, de 35 anos, acompanhou a plantação de mudas realizada no local. Para ela, a atenção com o meio ambiente é fundamental no desenvolvimento das crianças. “Esse cuidado que o Estado dá as plantas é muito importante no aprendizado dos nossos alunos, pois o contato com a natureza possibilita uma melhor compreensão de vida das espécies, além de desenvolver o afeto e o senso de responsabilidade. Pode ter certeza que, a partir de hoje, eles vão querer acompanhar o crescimento de cada muda e, juntos, cuidar dos nossos jardins”, aponta.