Sexta turma do Curso Técnico em Dança encerra formação durante Mostra de Artes do Porto Iracema

6 de dezembro de 2019 - 11:06 # # # # #

Raphaelle Batista - Ascom Porto Iracema das Artes

As apresentações do CTD acontecerão nos próximos dias 12, 13, 14 e 15, sempre às 19h, no Teatro Dragão do Mar. 

Preconceito, movimentos migratórios e identidades são alguns dos temas dos 14 trabalhos produzidos pelos alunos da sexta turma do Curso Técnico em Dança do Porto Iracema das Artes. As obras cênicas em dança serão apresentadas no Teatro Dragão do Mar, de 12 a 15 de dezembro. A mostra “Modos de existir”, a partir do tema “Poéticas da Existência” que norteia as formações e eventos da Escola em 2019, marca o encerramento da formação de dois anos dos 24 artistas que integram a turma 2018/2019 do CTD.

Os trabalhos, propostos pelos próprios alunos, tiveram orientação dramatúrgica das professoras Andrea Bardawil e Micheline Torres, orientação de figurino de Isac Bento e iluminação de Walter Façanha. “O CTD é um projeto formativo pautado pela qualidade, pelo estímulo á excelência, pela atitude criadora crítica e propositiva. É tempo de celebrar mais uma vez este curso que é fruto da resistência, resiliência e invenção dos artistas da dança no Ceará. Estes jovens que se formam hoje sabem que a arte pode revolucionar o mundo”, afirma a coordenadora do Curso Técnico em Dança.

A Mostra será dividida em dois programas. A primeira série de sete apresentações será nos dias 12 e 13, a partir das 19h, com os trabalhos “Pintosas”, de Anderson Vieira e Jessi Almeida, “Pulso”, de Mylena Braga, “EXIT(O)”, de Luiz Paulo Aragao (Coreano), “Rainha do Milho”, de Waldírio Castro, “É preciso manter a chama acesa”, com Raffael Tomaz, “O QUE MOVE A ALCATEIA”, de Juliana Rizzo, e “I.D.”, de Circe Macena e Rony Marques (Cia. Barlavento).

O segundo programa conta com outros sete trabalhos, que serão apresentados nos dias 14 e 15, também a partir das 19h. São eles: “En-TRE MUROS”, de Aline Monteiro, “Eaí, população!?”, de Ângelo William (Ó Will), “MEU MUNDO CAIU”, de Marília Pedroza, “Interstícios”, de Bruna Monteiro e Marina Frota, ‘A casa”, de Sarah Escudeiro, “BIS 22x”, de Enoque Viana, e “Juntxs”, de Daniel Rufino.

Sobre o CTD

O Curso Técnico em Dança (CTD) foi criado em 2005 e tem como objetivo formar profissionais técnicos de nível médio, capazes de atuar em dança como intérpretes e criadores a partir de saberes práticos e teóricos aplicáveis em contextos artísticos, técnicos, culturais e sociais contemporâneos. A formação é orientada para alunos iniciados em técnicas corporais.

Na sétima edição, o CTD passou a ser certificado a partir de 2017 pelo Conselho Estadual de Educação através do Instituto Dragão do Mar (IDM), com carga horária de 1.380 horas/aulas, distribuídas em dois anos de duração. Desde que passou a integrar o Porto Iracema das Artes, o CTD já formou 144 alunos e alunas.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, com seis anos completados em 2019, desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

Sexta turma do Curso Técnico em Dança encerra formação durante Mostra de Artes do Porto Iracema
Data: De 12 a 15 de dezembro
Horário: a partir das 19h
Local: Teatro Dragão do Mar (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema, Fortaleza)
GRATUITO