SPS realiza seminário de formação pedagógica do Programa Superação

6 de dezembro de 2019 - 15:59 # # # #

Ascom - SPS

Nova ação do Governo do Ceará voltada para o jovem cearense, o Programa Superação – Uma nova geração de políticas públicas para a juventude vem ampliar habilidades desse segmento, reforçando fatores protetivos junto a famílias e comunidades, promovendo a reinserção escolar e criando oportunidades de emprego e renda. Uma das ações que integram o Programa Superação, o projeto Virando o Jogo inicia suas atividades e será tema de seminário com professores e técnicos que atenderão os jovens participantes, neste sábado (7), na Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Para a titular da SPS, Socorro França, fortalecer as políticas para a juventude é engrandecer o futuro do Ceará. “Nossos jovens merecem as melhores oportunidades. Vamos reconduzir esses rapazes e moças às salas de aula, para que desenvolvam seus talentos e, mais à frente, assegurem seus espaços no mercado de trabalho. Cada cidadão cearense é importante. Já desenvolvemos um exitoso trabalho com as crianças, através do Mais Infância Ceará, e agora temos o Superação para revigorar as perspectivas de crescimento dos jovens”, destaca a secretária, que fará a abertura do seminário, às 8h30.

O Projeto Virando o Jogo – Superação é uma política pública direcionada para jovens, de 15 a 19 anos, que não estão trabalhando e não estão matriculados, em 2019, na rede municipal ou estadual de ensino. Qualificação profissional, garantia de acesso a práticas esportivas, culturais, ambientais e de lazer, fortalecimento de vínculos familiares e redução da reincidência de jovens egressos do sistema socioeducativo são alguns dos objetivos do projeto. São eixos estruturantes da ação: Formação Cidadã; Qualificação Profissional; Ação Comunitária; Mercado de Trabalho, Empreendedorismo e Gestão Financeira; e Esporte e Cultura.

Inicialmente o Projeto Virando o Jogo priorizará os residentes nas áreas mais vulneráveis dos bairros Vicente Pinzón, Cais do Porto, Mucuripe, Granja Lisboa, Bom Jardim, Genibaú, Autran Nunes, Conjunto Ceará, São Miguel / Curió e Barra do Ceará. Um crédito especial de R$ 1 milhão será empregado para iniciar o Projeto. Até 2022, serão beneficiados 10 mil jovens que nem estudam nem trabalham, em seis áreas de atuação. “Esse projeto trará novas perspectivas para a juventude da Capital. Oportunizará desenvolver técnicas profissionais e habilidades pessoais e sociais. É uma nova geração de política pública construída coletivamente tendo o jovem como sujeito atuante”, aponta a coordenadora de Inclusão Social da SPS, Robertha Arrais.

Sobre o Programa Superação

O Programa e seus projetos serão executados por meio das secretarias e vinculadas e será coordenado e monitorado de forma intersetorial, por meio do Grupo Gestor do Programa Superação com representantes dos órgãos: Vice-Governadoria, Casa Civil, Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Corpo de Bombeiros, além de um representante da secretaria participante do projeto em execução.