Secult abre inscrições para o II Seminário Cultura do Acesso

9 de dezembro de 2019 - 15:33 # # # #

Ascom da Secult

Com a temática “Formação em Artes para Pessoa com Deficiência”, o seminário convida instituições públicas, privadas e organização civil para refletir sobre a acessibilidade na formação artística.

A arte é para todos? É democrática, representativa e universal? Quem faz a arte? E como se acessa? De 18 a 20 de dezembro, acontece o II Seminário Cultura do Acesso no Porto Dragão em Fortaleza (CE). Realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), a segunda edição do evento apresenta o tema “Formação em Artes para Pessoa com Deficiência”, provocando agentes das esferas públicas e privadas, bem como da sociedade civil, para refletir sobre esta crescente demanda no mercado cultural.

O propósito é pautar a arte e formação, espaços e oportunidades, metodologias e mediações com professores, cientistas, artistas, produtores culturais, gestores de espaços culturais, intérpretes, audio-descritores em um espaço de debate, informação e esclarecimento sobre arte e a pessoa com deficiência, o potencial artístico e a formação necessária para suas carreiras profissionais e o acolhimento e recepção do público em geral.

Três dias, trocas de ideias, experiências e percepções em uma programação gratuita e diversa, formada por palestras, exposições táteis, mesas redondas, oficinas artísticas e técnicas, experimentações, exposições e apresentações culturais.

A partir da realização do seminário, a Secult considera urgente e estratégico repensar de forma cada vez mais inclusiva todos os âmbitos artísticos: para quem assiste, para quem a realiza e para quem a aprende. Provocações artísticas para despertar e ampliar a visão geral sobre o tema; o método de trabalho do produtor ou gestor cultural para atuar de forma mais acessível; a reflexão para desenvolver um projeto que atenda às especificações sobre acessibilidade, seja em editais, espaços ou formações; a relação com intérpretes e audio-descritores com mediadores dos produtos culturais, de modo a preparar o mercado para receber essa crescente demanda cultural.

Para realizar a sua inscrição gratuita, basta acessar o link https://forms.gle/ahQjn6ptK7DqRQak7.

O II Seminário Cultura do Acesso é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), através da Coordenadoria de Artes e Cidadania (CODAC), em parceria com Porto Dragão.

Serviço

II Seminário Cultura do Acesso
18 a 20 de dezembro de 2019
Porto Dragão – Rua Bóris, 90, Centro
Inscrições até 13/12
Informações: seminarioculturadoacesso@gmail.com
www.secult.gov.ce.br