Segunda semana da MOPI tem shows musicais e pitching de roteiros com Linn da Quebrada

9 de dezembro de 2019 - 16:08 # # #

Raphaelle Batista - Ascom Porto Iracema das Artes

 

A 7ª Mostra de Artes do Porto Iracema (MOPI) segue até o dia 18 de dezembro e toda a programação é gratuita.

Na segunda semana da Mostra de Artes do Porto Iracema (MOPI), que chega à 7ª edição em 2019, o público poderá conferir quatro shows, 14 espetáculos de dança e o pitching de roteiros com a presença de grandes produtores do audiovisual brasileiro, além da atriz Linn da Quebrada. A programação é totalmente gratuita.

Na noite de quinta-feira (12), o Anfiteatro do Dragão do Mar recebe a partir das 19h a Orquestra Transversal, com o projeto “Peripécias Transversais”. O público vai conferir arranjos inéditos para obras de Léa Freire, grande nome da música instrumental brasileira que foi tutora do projeto, além de músicas dos ex-Labs Luizinho Duarte e Pedro Madeira, com releituras de Hermeto Pascoal e Ednardo. Léa tocará junto com os doze integrantes da orquestra dirigida pelo professor Heriberto Porto (UECE).

Em seguida, na mesma noite, sobe ao palco o cantor Leonardo Correia, o Lua, com seu projeto “Atlântico”, primeiro álbum de estúdio da carreira do artista cearense. Com tutoria do DJ e produtor carioca Omulu, responsável por nomes de sucesso da música pop brasileira atual, como Luedji Luna e Duda Beat, o trabalho de Lua reúne música eletrônica, pop e regional, formando o estilo denominado de Arrasta Wave, que mescla referências da música nordestina com o synthpop alemão e do synthwave. Omulu também fará participação especial no show.

Na sexta-feira (13), também a partir das 19h e no mesmo local, o palco vai ser das mulheres. Se apresentam a banda “Pulso de Marte”, que desenvolveu projeto homônimo tutorado por Raquel Virgínia, cantora e compositora da banda As Bahias e a Cozinha Mineira. O grupo vai mostrar ao público a finalização das canções de seu novo álbum.

A cantora Luiza Nobel fecha a noite e a MOPI de Música com o show resultado do projeto “Um corpo sem voz em busca de voz”, primeiro autoral de sua carreira, que teve a tutoria da produtora, cantora e compositora Mahmundi. Ao lado dos músicos Zeis (guitarra e programação), Glauber Alvez (baixo e programações) e Daniel Rebouças (bateria), a cantora que vem ganhando destaque na nova cena musical cearense concebeu canções relacionadas à aceitação do corpo, relações amorosas e reflexões da mulher negra.

Mais detalhes, confira aqui

DANÇA

De 12 a 15 de dezembro, os 24 alunos da sexta turma do Curso Técnico em Dança (CTD) do Porto Iracema das Artes concluem o processo formativo apresentando 14 trabalhos divididos em dois programas que terão, cada um, duas apresentações no Teatro Dragão do Mar, sempre às 19h. A orientação dramatúrgica das peças cênicas ficou por conta das professoras Andrea Bardawil (CE) e Micheline Torres (RJ). A orientação de figurino foi de Isac Bento e a iluminação é assinada por Walter Façanha.

Mais detalhes, confira aqui.

CINEMA

Na manhã do sábado, dia 14, quem estuda ou simplesmente gosta de Cinema terá a chance de aprender sobre como nasce uma história cinematográfica com grandes nomes do audiovisual brasileiro. A oportunidade é o Pitching de Roteiros, momento de apresentação pública dos seis projetos de longas-metragens que foram desenvolvidos ao longo deste ano no Laboratório de Cinema do Porto, sob a tutoria de Karim Aïnouz, Sérgio Machado, Nina Kopko e Armando Praça.

O evento será na sala 2 do Cinema do Dragão, a partir das 9h, com acesso gratuito. Além de se apresentar de forma criativa, podendo utilizar recursos como vídeos, performances de atores ou leituras dramáticas, os roteiristas ainda concorrerão a premiações em dinheiro. Entre os destaques do júri deste ano, a atriz, cantora e performer Linn da Quebrada, que está no ar em Segunda Chamada, minissérie da Rede Globo; a produtora Daniela Aun, da Gullane Entretenimento e Aun Filmes; a atriz e performer portuguesa Isabél Zuaa; o produtor Kaoê Catão, da RT Features; o roteirista Léo Garcia, diretor do Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre; a produtora Letícia Friedrich, da Boulevard Filmes; e a produtora Maria Carlota Bruno, da VideoFilmes.

Nesta edição, os roteiros Laboratório trazem sinopses com diversos gêneros, como roadmovie lésbico, terror matrimonial, thriller político sapatão, saga viada, comédia espiritual e horror colonialista. São eles: “As coisas que deixamos no fogo”, de Bárbara Cabeça e Priscila Smiths; “Bate e Volta Copacabana”, de Juliana Antunes; “Engulo o Mar que me Engole”, de Cíntia Lima e Lílian Alcântara; “Feito Pipa”, de André Araújo; “E eu lá tenho medo da morte”, de Gabriela Queiroz e Cândido Matos; e “A Redenção de Cam”, de Tom Eveney e Nilo Rivas.

Mais detalhes, confira aqui

Serviço

Dia 12 | Quinta-feira

[MOPI 7 – MÚSICA] Show dos projetos “Peripécias Transversais” e “Atlântico”

Com Orquestra Transversal e Lua

19h > Anfiteatro do Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema) > Gratuito

Dia 13 | Sexta-feira

[MOPI 7 – MÚSICA] Show dos projetos “Pulso de Marte” e “Um corpo sem voz em busca de voz”

Com Pulso de Marte e Luiza Nobel

19h > Anfiteatro do Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema) > Gratuito

Dias 12 e 13 | Quinta e sexta-feira

[MOPI 7 – DANÇA] Mostra dos trabalhos de Conclusão da VI turma do Curso Técnico em Dança (CTD)

Com “Pintosas”, de Anderson Vieira e Jessi Almeida, “Pulso”, de Mylena Braga, “EXIT(O)”, de Luiz Paulo Aragao (Coreano), “Rainha do Milho”, de Waldírio Castro, “É preciso manter a chama acesa”, com Raffael Tomaz, “O QUE MOVE A ALCATEIA”, de Juliana Rizzo, e “I.D.”, de Circe Macena e Rony Marques (Cia. Barlavento)

19h > Teatro do Dragão do Mar (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema) > Gratuito

Dias 14 e 15 | Sábado e domingo

[MOPI 7 – DANÇA] Mostra dos trabalhos de Conclusão da VI turma do Curso Técnico em Dança (CTD)

Com “EN-TRE MUROS”, de Aline Monteiro, “Eaí, população!?”, de Ângelo William (Ó Will), “MEU MUNDO CAIU”, de Marília Pedroza, “Interstícios”, de Bruna Monteiro e Marina Frota, ‘A casa”, de Sarah Escudeiro, “BIS 22x”, de Enoque Viana, e “Juntxs”, de Daniel Rufino.

19h > Teatro do Dragão do Mar (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema) > Gratuito

Dia 14 | Sábado

[MOPI 7 – CINEMA] Pitching 7ª edição – Apresentação pública dos roteiros do Laboratório de Cinema 2019

9h às 14h > Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema)

Gratuito